O que é?
• É geralmente conduzido em um ambiente de laboratório, que permite maior controle.
• Os sujeitos devem ser escolhidos de forma aleatória. Quando isso não é possível, é um quasi-experimento (mais comum em ES).
• É um estudo que manipula uma ou mais variáveis e mantém fixas todas as outras.
• O efeito da manipulação é medido e os resultados são analisados estatisticamente.
• Os resultados podem ser generalizados.
Principais objetivos
• Confirmar teorias, i.e., testar teorias existentes.
• Confirmar a sabedoria convencional.
• Checar/testar relacionamentos.
• Avaliar a precisão de modelos.
• Validar medidas (assegurar que a medida mede o que deveria medir).
Características
• As variáveis independentes e dependentes devem ser bem definidas.
• As hipóteses devem ser bem definidas.
• Possuem um foco quantitativo: Coleta de dados quantitativos; Aplicação de métodos estatísticos.
•Envolvem mais de um tratamento (combinação de valores para as variáveis independentes).
• É importante garantir a aleatoriedade na escolha dos sujeitos e na distribuição dos tratamentos entre eles.
Princípios básicos
• Um experimento consiste em um conjunto de testes (trials ou ensaios).
• Cada teste é uma combinação de tratamento, sujeito e objetivo. Ex: Um desenvolvedor (sujeito) usa o novo método de desenvolvimento (tratamento) para desenvolver o programa A (objeto).
• A base para a análise estatística de um experimento é o teste de hipótese.
• A hipótese é declarada formalmente e os dados coletados durante o experimento são usados para, se possível, rejeitar a hipótese.
• Se a hipótese pode ser rejeitada, então conclusões podem ser traçadas.
Variações
Procedimentos de execução