O que é?
• É um estudo de observação conduzido para investigar uma única entidade ou fenômeno no seu contexto real em um espaço de tempo específico.
• Durante sua execução, vários procedimentos diferentes de coleta de dados (e, consequentemente, de análise de dados) podem ser aplicados.
• Definição mais clara, proposta por Wohlin: Um caso de uso é uma investigação empírica de um caso, usando múltiplos métodos de coleta de dados, para estudar um fenômeno contemporâneo em um contexto real, e com o investigador não assumindo um papel ativo.
O que NÃO é?
• Estudo que apresenta o funcionamento de um método ou ferramenta utilizando dados fictícios (toy examples). Este tipo de estudo deveria ser denominado "Exemplo de uso", "Prova de conceito" ou "Estudo de viabilidade".
• Relatos de experiência de professores e profissionais da prática com exemplos úteis e reais, denomina-se "Case history" ou "Anamnese".
Características
• É realizado em um contexto real.
• Provê um entendimento profundo sobre o fenômeno em estudo.
• Baseia-se em múltiplas fontes de evidências.
• Possui um arranjo (design) de pesquisa flexível.
• Não provê conclusões com significância estatística: As conclusões são formadas a partir de uma rede de evidências.
• Pode conter elementos de outros métodos de pesquisa, por ex.: um survey pode ser conduzido dentro de um estudo de caso.
• Acrescenta conhecimento a uma teoria já existente (se existir) ou auxilia na construção de uma teoria.
Tipos de estudo semelhantes
• Pesquisa-ação (action research): Também é conduzido em um contexto real, mas o pesquisador é um agente de mudança, participando ativamente.
• Etnografia: Alguns autores consideram que é um tipo de estudo de caso; Foco em práticas culturais e em estudos de longa duração.
Aplicabilidade
• É muito adequado para avaliações de métodos de ES e ferramentas em empresas, pois permitem avaliar as variáveis de acordo com a situação.
• Adequado para avaliar como e porque determinado fenômeno ocorre.
• Também utilizado para comparar dois métodos e avaliar qual melhor se aplica em cada situação.
Vantagens
• Facilidade de planejamento.
• Permite explorar um problema que ainda não está claramente entendido.
• Ajuda a definir mais claramente questões de pesquisa e a identificar hipóteses que podem ser testadas em experimentos.
• Fornece uma visão holística de um evento ou situação, incluir o contexto e detalhes individuais.
• Capacidade de coletar reações emocionais.
Desvantagens
• Dificuldades em generalizar os resultados obtidos, pois apontam os efeitos em uma situação em particular.