Imagine 47 adultos com espírito de criança encapetada cursando psicologia; costumo chamá-los de CAPS da UPFO-Universidade Particular Futuro de Ouro. Hoje começa mais um semestre e, para alegria de todos, menos a minha. Amo psicologia, desde meus quinze anos decidi que queria ser psicóloga e aqui estou eu. O problema é que os professores agem como se eles fossem nossos pacientes.
Ano passado, o professor Hugo de Fisiologia achou de ótimo gosto fingir que estava em uma crise de ansiedade do nada no meio do campus. Segundo ele, queria saber qual seria nossa reação se isso acontecesse em um local público com uma pessoa desconhecida. Quem em sã consciência faz um troço desse? Te apresento Hugo Ferraz, o crianção.
Claro que ele não é o único problemático, tem a Kamilla Correa de PSC experimental que a cada dois meses faz a gente trazer algum objeto que nos lembre alguém que não temos como contactar e pede para contar o motivo, olha que bacana. Em dois anos e meio aprendi que, para sermos PSC, precisamos estar com o psicológico impenetrável e é por isso que a Kamilla pede para falarmos.
O verdadeiro motivo para eu cursar PSC foi quando vi a notícia que uma cantora de kpop se suicidou. Sei que há muitos casos de suicídios hoje em dia, mas o caso dela em específico mexeu comigo. Eu tinha quinze anos quando a Sulli se suicidou pelos comentários maldosos direcionados à jovem e aquilo ali mexeu muito comigo, até porque eu sofria muito com o mesmo, a diferença é que ela sofria esse tipo de agressão verbal do mundo e eu só sofria isso em casa.
Assim que entrei na faculdade, arrumei um emprego de garçonete em uma lanchonete perto do campus e, com meu primeiro salário, aluguei um apartamento compartilhado para poder sair de casa. Não entendia o motivo de receber comentários negativos de pessoas que eram para fazer o contrário, mas hoje em dia entendo e já os perdoei por isso.
Divido apartamento com meu colega, Lucas Mariano, que cursa contabilidade.
No início, fiquei com um pé atrás em dividir o "AP" com o Lucas, mas hoje em dia vejo que foi uma ótima escolha. Quem tiraria as baratas do banheiro? Pois é uma ótima escolha.
Me sento na cadeira que fica no canto esquerdo na parte superior do auditório; hoje é o primeiro dia do quinto semestre e vamos a partir de agora estagiar e eu estou bem animada para isso, é para isso que estou estudando feito uma condenada, certo? Certo.
— Bom dia! Me chamo Francisca e estarei responsável por medição e avaliação de psicologia 3, peço que por favor prestem atenção e não faltem à minha aula.
— O que aconteceu com o professor Juan? — Jullia, a melhor aluna do curso, pergunta.
— Ele foi transferido. — Ela pega um livro e vai em direção à lousa — algo mais?
Todos ficam em silêncio e a nova professora começa a encher o quadro com sua caligrafia.
— A medição e a avaliação em psicologia são fundamentais para a pesquisa e prática em psicologia. Elas fornecem ferramentas para medir e avaliar características psicológicas, permitindo que os psicólogos compreendam o comportamento humano e tomem decisões informadas em diversas áreas. Alguém sabe me dizer quais são as etapas de avaliação psicológica?
— Baseado em Wechsler 1999, pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica no processo seletivo: seleção de instrumentos, planejamento, aplicação, correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.
— Está correto.
🪻
Estou sentada em uma das mesas do refeitório esperando minha melhor amiga, Solange. Hoje não estou com fome, então só estou com uma garrafa de gatorade de Laranja, meu favorito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Wanted Flower
RomansaApós um relacionamento toxico e conturbardo, Ketellen e seu unico filho Levi vão embora para outro pais após ser contratada em uma grande editora. Ketellen sempre recebeu espinhos e ela ja estava acostumada, ja tinha desistido... Mas seu colega de t...