Baibua (ใบบัว) – Significado: "folha de lótus". Como o lótus é uma planta simbólica na cultura tailandesa, representando pureza e resiliência.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
— Tudo bem, todos estão aqui, certo? — A voz da orientadora ecoou pela sala enquanto observava que havia chegado a hora de começar a reunião mensal no início do mês.
A Dra. Nisara, atualmente com o cargo acadêmico de Professora Associada e Diretora do Instituto de Pesquisa em Bioantropologia, ocupava seu lugar à frente da mesa retangular da sala de reuniões. O instituto foi fundado há cerca de um ano, com apoio tanto do setor público quanto privado, além de colaborações com várias universidades. Era o primeiro instituto da região focado em pesquisas concretas na área de antropologia e outras disciplinas relacionadas. O instituto também oferecia programas de pós-graduação para mestrado e doutorado.
A professora veterana na sala varreu o olhar sobre os pesquisadores presentes, a maioria dos quais já havia sido seus alunos de pós-graduação. Com um leve sorriso, ela observou os vinte e seis participantes da reunião, que incluíam tanto pesquisadores quanto outros membros da equipe em diversas funções.
No instituto de pesquisa, a reunião prosseguia.
— Hoje, eu gostaria de apresentar oficialmente a novo vice-diretora do instituto — anunciou a professora antes de fazer um leve aceno em direção à pessoa que estava sentada à sua esquerda. Ao lado de Phinya, estava Aon, a secretária do instituto, e ao lado de Aon, estava Bua.
Phinya, vestindo uma camisa clara de colarinho sob um terno preto combinando com calças da mesma cor, se levantou e fez um gesto de saudação com as mãos.
— Sawadee ka, é um prazer conhecer todos vocês
— A Dra. Phinya Thananon começará oficialmente seu trabalho aqui a partir desta semana — continuou a diretora do instituto — Mas acredito que muitos de vocês já a conhecem. Além do cargo de vice-diretora, a Dra. Phinya também será a pesquisadora principal e professora dos alunos de pós-graduação. Se alguém ainda não escolheu um coorientador, pode conversar diretamente com a Phi Phinya
Os participantes da reunião assentiram quase em uníssono, e logo alguns começaram a trocar olhares entre si. Aqueles que haviam sido alunos de doutorado na mesma época, ou com uma diferença de até três anos, certamente sabiam do passado complicado entre Phinya e Busaya. Todos estavam cientes de que havia um histórico tenso entre as duas e, de repente, Bua, que sempre fora considerada a favorita por muitos, viu seu cargo ser tirado diante de todos. Sem dúvidas, algo interessante estava por vir.
Os olhares de alguns colegas e ex-alunos que conheciam bem a história entre as duas se voltaram para Busaya, que estava inclinada em sua cadeira, parecendo ainda meio adormecida, como se esperassem algum tipo de reação de insatisfação por parte dela. Até mesmo Phinya observava sua amiga e rival com atenção.
No entanto... Bua apenas permaneceu ali, com a cabeça baixa, ignorando os olhares ao seu redor. Ela se concentrava em manter sua coluna reta, segurando um copo com a mão direita, continuava segurando seu café o tempo todo. Afinal, o que ninguém sabia era que a própria Bua havia sido a responsável por colocar o cargo de vice-diretora nas mãos de Phinya.
Pelo menos, as pessoas finalmente parariam de dizer que ela era a "queridinha" dos professores, o que para Bua era extremamente irritante. Phinya era mais competente que ela, tinha mais experiência, era mais apresentável e representava melhor o instituto. Bua não podia negar essas verdades. Além disso, ela mesma tinha pouca experiência e não seria capaz de lidar com a carga de trabalho ou com um cargo tão importante. Ela havia se formado no doutorado há menos de um ano. Embora Phinya também tivesse acabado de se formar, suas habilidades em campo eram incomparáveis, elas simplesmente não estavam no mesmo nível. Outro motivo importante era que Bua não queria a responsabilidade de estar na direção.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cranium, o mistério mortal
Misterio / SuspensoCranium ปริศนาซากมรณะ A queda de um avião fretado faz com que duas ex-colegas de doutorado pouco compatíveis entre si, Pinya e Busaya, se reúnam com a antropologia forense para determinar a identidade das vítimas. No entanto, encontrar um crânio mis...