finally, national holiday.

0 0 0
                                    

Finalmente.

Finalmente pude viver um feriado nacional de consciência negra.

Sou negra? Não, sou bem branca pra falar a verdade.

Mas meu pai é negro, minha irmã é negra, quase cinquenta porcento da minha família é negra.

Pra alguns pode apenas ter sido uma folga, um feriado qualquer pra curtir.

Mas pensa comigo, quantos negros e negras não esperaram por isso? Por um feriado nacional dedicado aos negros?

Eu como mulher branca, filha de negro posso dizer, é uma grande conquista.

É uma forma de dizermos não ao racismo ao país inteiro.

Hoje, ver um feriado nacional dedicado ao povo negro me desbloqueou a memória de quando meu pai sofreu racismo por minha causa.

Lembro do dia de me perguntarem se eu era adotada e no fim do dia chegar na minha mãe e dizer "Se eu fizer um teste de DNA com o meu pai vai dar positivo?"

Eu tão nova presenciando um racismo sem saber...

Hoje em dia enxergo que era, e por isso que mesmo sendo uma mulher branca, nunca vou deixar de pedir pro planeta dizer não ao racismo.

Quantas crianças brancas filhas de pai ou mãe negros vão sofrer isso?

Quantas crianças ainda vamos ter que ver tendo vergonha de suas origens? De sua própria pele?

Quantos adolescentes ainda vamos ter que ver sofrendo racismo nas escolas?

Quantos adultos vamos ter que ver sofrendo racismo por policiais por conta de seu tom de pele?

Quantos negros e negras injustiçados sendo presos só pela cor da sua pele?

Quantos feriados de dia da consciência negra, vamos ter que ver nas mídias e nos programas todos dizendo não ao racismo, vendo o governo dizer não ao racismo, mas não fazerem nada além de dizer?

Ser um feriado nacional eu espero que seja apenas o início. Espero ver mais e mais pessoas negras tendo orgulho de si, de quem são.

Ver que isso hoje em dia tem se tornado muito mais forte do que o racismo só me faz pensar que aquela garotinha de dez anos que viu a amiga fazer racismo com o pai, se tivesse visto isso saberia que a justiça poderia e deveria ter sido feita na hora.

Viva a consciência negra, e que tenham consciência de que dizer não ao racismo vai além de dizer nas mídias e nos programas todo dia 20 de novembro.

𝓐𝓼 𝓕𝓪𝓬𝓮𝓼 𝓓𝓸 𝓐𝓶𝓸𝓻 Onde histórias criam vida. Descubra agora