Muitas literaturas trazem como ínicio da Aritmancia em Diofante da Alexandria. A aritmancia vem de muito antes de Merlim, quando o primeiro bruxo tocou em uma varinha. Bruxos de antigamente, não eram como nós, bruxos de hoje, não tinham tanto poder nem tanta sabedoria. O motivo por não ter se difundido antes de Diofante é porque esses conhecimentos eram trazidos de geração e geração em sigilo total. Esse conhecimento só era apresentado á uma família. Esse segredo foi confinado a Diofante, que conheceu uma bela moça chamada Hepatia. Hepatia, filha de um poderoso bruxo das trevas que queria para todo ele o saber da Aritmancia, então conveceu sua filha Hepatia a seduzir Diofante, para ele entregar á ela todos os saberes da Aritmancia. Diofante e Hepatia se casam e Hepatia consegue todos os segredos, mas Hepatia trais seu pai e não conta os segredos a ele, virando-se para o lado de seu marido. Mas seu pai vendo o que sua filha fez, mandou seus servos irem raptar sua filha, para Diofante entregar todos os segredos da Aritmancia em troca da sua esposa. Diofante vendo-se encurralado, não contou só ao pai de Hepatia e sim á todos os segredos da Aritmancia. Hepatia é solta e viaja com seu marido pelo mundo ao dever de ensinar á todos os bruxos á Aritmancia. Por isso falam que Diofante é o criador da Aritmancia, não é certo.
A aritmancia foi descoberta ou até mesmo criada, por Diofante de Alexandria. Ele nasceu em 325 d.M e foi muito poderoso, sendo temido pelos bruxos das trevas de sua época. Foi ele quem primeiro mediu á distância do efeito de um feitiço, baseado nos que existiam na época. Ele ganhava á vida dando conferências sobre o assunto, junto com sua esposa Hepatia, também uma aritmancer muito conhecida da época. A única pista para descobrir á duração de sua vida, e o ano de sua morte, encontra-se num poema de Hepatia, escrito um pouco antes da morte desta em 415 d.M. No dia de sua morte, em Alexandria, cidade que fazia parte do Império Romano do Oriente, surgiu, no meio de uma multidão, que perambulava pelas ruas da cidade, um grupo de desordeiros, que, aparentemente sem nenhum motivo, arrancou Hepatia da carroça, e com afiados golpes de concha de ostra, á assassinou. Na realidade, este grupo de desordeiros, eram bruxos das trevas disfarçados, que, como não conseguiram atingir Diofante, se vingaram em Hepatia, atingindo-a com conchas de ostra, que na ponta de uma poção forte e poderosa mortal.
VOCÊ ESTÁ LENDO
História da Magia
RomanceInformações deste livro foram retiradas do site ; http://book-hdm.weebly.com/sumaacuterio.html para melhor aplicação em um rpg de Hogwarts.