Kappa, criatura aquática devoradora de gente

272 14 1
                                    

Conta o folclore japonês que o Kappa é uma criatura mística que habita rios e lagos e devora criancinhas desobedientes. A ele é atribuído a maioria dos afogamentos de mulheres e crianças no Japão. Embora o retratem comumente como um monstro maléfico, há alguns relatos sobre a "existência de Kappas" bondosos, de acordo com as lendas japonesas.

Essas criaturas já foram cultuadas e considerados Kami (deuses) das águas em tempos antigos, principalmente em Tsugaru, na província de Aomori, onde a popularidade do Kappa é notória. Histórias envolvendo a criatura rendeu adaptações para mangá, animes e até filme.

Dizem que a criatura tem o tamanho de uma criança, com altura que varia de 60 cm até um metro. Sua descrição mais comum é de uma criatura com corpo escamoso, casco de tartaruga, membranas nos pés e nas mãos, cor verde e amarela, bico semelhante ao de aves e cabelos na cabeça. Aliás, a cabeça do Kappa possui um curioso orifício em seu centro, no qual acumula um misterioso líquido, que dizem ser a fonte de todo o seu poder.

Kappa desafia os humanos
Um dos maiores prazeres do Kappa é desafiar os humanos para um confronto. O desafortunado que receber tal convite não pode recusar atendê-lo, pois a morte é certa. Embora seja o Kappa temível e briguento, é também extremamente educado, portanto, se a vítima souber tirar proveito dessa qualidade oportuna, poderá ter uma chance de escapar da morte ao ser desafiada pela criatura.

Escapando do Kappa
Quem receber um desafio do Kappa, deve se curvar profundamente diante dele, que por sua vez sentirá o dever de retribuir inclinando-se. Ao fazer tal posição, o líquido que é a fonte de sua força, escorrerá do orifício de seu crânio, deixando-o fraco.

Mediante a isso, cabe ao desafiado fugir o mais rápido possível, pois a fraqueza do Kappa é momentânea e o fluído se regenera ao simples contato com a água.

Querer derrotar o Kappa é um desastre, pois dizem que o Kappa é indestrutível mesmo estando fraco.

Poder de cura do Kappa
A lenda conta que os japoneses aprenderam a curar fraturas com um Kappa, que ofereceu seus conhecimentos em troca do seu braço que fora amputado por aldeões em um vilarejo.

Em questão de segundos, o Kappa pode restaurar os ossos fraturados. É dito que a criatura pode unir novamente qualquer parte do corpo que for arrancada. Há ainda a crença que ele pode fazer crescer os membros.

Proteção contra o Kappa
Existe um modo de proteger-se do Kappa, mas este tem que ser precavido, pois a pessoa tem sempre que andar com cascas de pepino, e o Kappa tem que estar dentro d'água.

Escreva seu nome e de seus familiares nas cascas de pepino e as jogue no rio ou lago - onde o Kappa estiver. O pepino é o alimento preferido do Kappa, ele não deverá recusar algo tão suculento. Ao aceitar, ele se sentirá moralmente obrigado a retribuir a gentileza, não fazendo mal a essas pessoas. É por isso que o makimono (enrolado) de arroz com pepino se chama Kappamaki.

Hábitos de vampiro
O Kappa tem hábitos semelhantes ao de um vampiro. Contam que ele faz ao menos duas vítimas por ano. Sua atuação sempre se dá nos rios, onde ataca as pessoas enquanto estas estão distraídas se banhando, sugando-lhes o sangue. Elas saem da água com a pele descorada e vão definhando até falecerem.

Kawako, "A Criança do Rio"

Kappa (Foto: Reprodução/Livro Creatures Japanese Mythology)
27/09/2012
1
61
7


Atualizado em 04/10/2015 - 12h43

Conta o folclore japonês que o Kappa é uma criatura mística que habita rios e lagos e devora criancinhas desobedientes. A ele é atribuído a maioria dos afogamentos de mulheres e crianças no Japão. Embora o retratem comumente como um monstro maléfico, há alguns relatos sobre a "existência de Kappas" bondosos, de acordo com as lendas japonesas.

Histórias japonesasOnde histórias criam vida. Descubra agora