IV

119 17 15
                                    

Emma

Acordo antes do despertador e dou conta que mais uma vez mal dormi. Nas últimas noites tem sido assim. Acho que o nervosismo sobre a minha operação está a dar cabo de mim. Levanto-me e com cuidado vou para o banho. Acho que preciso dele para relaxar.
Depois do banho tomado e de me ter arranjado sigo para a cozinha na companhia do Hatchi.

- Acordado tão cedo Liam? - Pergunto sentando-me na mesa.
- Bom dia pequena. Estava sem sono. - Deposita um beijo na minha testa. - Mas pelo que vejo também não dormiste grande coisa.
- É verdade. Mal preguei olho.
- A pensar na reunião?
- Só quero que corra tudo bem.
- Bom e vai correr. Agora vamos comer que a reunião é daqui a uma hora.

Uma hora passa a correr e quando dou conta estamos a caminho do hospital. Saio do carro e entro naquele edifício. Oiço o Liam falar com a rececionista e esta encaminha-nos para a sala de reuniões. Ao entrar sinto várias presenças. Todos me dizem que falta apenas a Dr.ª Catherine. Lembro as palavras do Louis ontem no jantar dizendo que a mulher anda distante da família e em parte sinto-me culpada por isso. Sei que não deveria, mas não consigo evitar. Afinal é devido a este projeto que a Catherine anda distante da família.
Mais alguns e a médica entra na sala. Não sei porquê, mas de repente sinto uma grande tensão no ar e este fica mais pesado.

- Bom dia. Peço desculpa pelo atraso. - A médica fala num tom meio desconcertante.
- Ela está estranha. - O Liam sussurra-me.
- Deu para entender.
- Vamos então começar a reunião. - Um dos médicos fala. - Catherine, importa-se de explicar à Emma o que tínhamos falado ontem?
- Oiço o seu suspirar. - Emma tal como já tínhamos dito existem probabilidade da operação correr mal se a microcápsula rebentar durante e no pós-operatório.
- Isso eu entendo. Só quero saber o que pode acontecer na realidade se isso estiver em causa. - Digo e sinto o Liam apertar a minha mão dando-me segurança.
- Nós estudámos o te processo e reavaliamos os teus exames da altura do acidente. Constatámos que sofreste um traumatismo que te afetou a visão. Mas existe algo que nos chamou a atenção. O nervo óptico não ficou totalmente danificado.
- Não?! - O Liam pergunta meio admirado.
- Não. Apenas um dos nervos óptico foi afetado. Estudámos profundamente o caso e temos certezas que a microcápsula pode fazer a ligação entre os nervos ópticos e recuperares a visão. Só que a microcápsula é constituída por um químico que pode corroer uma parte do nervo quando em contacto com este.
- Isso significa que corro o risco de perder totalmente os nervos ópticos se o produto da cápsula entrar em contacto com eles?
- Sim Emma. Essa é uma das hipóteses. Mas no caso e se isso acontecer terás de ser novamente operada para retirar a cápsula. E nesse caso a cápsula poderá não ter o efeito desejado. - A Dr.ª fala calmamente.
- No entendo ela contém também um produto que tem de ser libertado aos poucos pelo teu organismo para puderes recuperar e manter a visão. - O médico fala com alguma destreza.
- Entendi. E a cápsula vai ser absorvida por completo ou terei de a retirar mais tarde?
- Terás de a retirar. Mas só quando tivermos certezas que não corres o risco de perderes os nervos ópticos e que eles estão ligados a cem por cento novamente.
- Agora é uma decisão tua. Vamos dar-te o tempo que necessitares para pensar se ainda queres continuar no projeto. Como sabes este é uma técnica pioneira e ainda precisa de ser aperfeiçoada. Pode correr bem, mas poderás não recuperar a visão.
- Quanto tempo tenho para pensar?
- Leva o tempo que quiseres. Ninguém te vai pressionar na tua decisão.
- Então acho que damos por encerrada esta reunião.

Todos saíram da sala e apenas eu e o Liam ficamos para trás pois o Liam estava a colocar a trela ao Hatchi.
Ao sairmos da sala ouvimos um voz chorosa no corredor...

- Liam, quem está a chorar? - Pergunto-lhe.
- A Dr.ª Catherine... Ela está a olhar para o telemóvel e a chorar.

Sigo o som do choro e aproximo-me dela com o Liam a meu lado.

Nobody Sees [Hiatus]Onde histórias criam vida. Descubra agora