"...Se Não, Vou Sair do ballet"

451 18 8
                                    


Esta, talvez, seja a pior frase e a mais marcante que um(a) profissional possa ouvir. E é um ítem que ouvimos muito dos pais e responsáveis, até mais do que dos próprios alunos.
De que estamos brincando? De ofender o(a) professor(a)?
Quem nunca passou por isso: o(a) aluno(a) está bem no ballet, mas na escola ele(a) apronta. Aí vem a mamãe e diz pra você: "Olha, pró, ele(a) aprontou no colégio. Já disse que se ele(a) continuar assim, vou tirá-lo(a) do ballet". Ou o(a) próprio(a) aluno(a) diz que precisa fazer tal coisa, ou se comportar melhor, se não vai sair do ballet. Assim, parece que a aula não está sendo valorizada e o ballet é coisa qualquer.
O ballet é uma brincadeirinha de uma hora e meia? Quantos anos o(a) profissional precisou estudar e treinar para estar ali? Quanto ele precisou investir? O ballet é fútil? NÃO!!!
O ballet é uma aula tão importante quanto àquela de matemática bem difícil! Ou mais. Acredite. Quem é aluno(a) sabe. E quem é professor(a) sabe mais ainda que isso não se trata de qualquer coisa. É uma atividade que necessita de treino, dedicação, treino, treino, atenção, treino... Eu já falei treino? Pois é!
Não é ser uma pessoa má. É ter rigor nas aulas, assim como eu tenho com meus alunos e eles sabem disso. Adoram, por sinal. E é o que tem que se fazer.
Então, não interessa se você perdeu na disciplina escolar, se está rebelde em casa, se puxou o rabo do gato ou xingou a irmãzinha, você tem que continuar no ballet como um(a) bailarino(a) estudante que se preze. Pois trata-se, nada mais, nada menos de uma atividade fundamental para seu aprendizado.
E você, pais ou responsáveis, sugiro que analisem o que realmente devem tirar da vida do seu(a) filho(a), caso ele(a) tenha esses e/ou outros comportamentos negativos. Talvez, distração no celular, jogos, horas livres, passeios, utensílios eletrônicos, entre outros... Esses ítens são distrações para a criança e não vão fazer diferença no aprendizado deles, além de que não vai envolver algo tão importante. Então, melhor retirar estes ítens, quando o(a) filhinho não vai bem, do que retirá-lo do ballet por isso, só porque é uma atividade que ele(a) gosta, independente se a criança está ali para seguir carreira. Ademais, quando o(a) seu(a) filho(a) aprontar, você não vai dizer a ele(a) que vai tirá-lo(a) da escola, ou vai? Seria um absurdo. Pois, coloque a escola de ballet também na lista dos lugares absurdos dos quais não poderia ser retirada a criança. Você pensava que não era assim, não é mesmo? Mas, é. Acredite.
Se os pais ou responsáveis, ainda assim, insistirem em tomar uma decisão como esta, o mínimo que pode acontecer é o(a) aluno(a) perder a bolsa (caso ele(a) tenha). O(a) aluno(a) vai perder todo trabalho realizado até ali. Além de ficar parecendo que a escola ou a aula de ballet é banal e não tem necessidade alguma. Como se fosse a primeira coisa qualquer a ser retirada da criança, caso ela não proceda bem.
Pense comigo: o ballet é muito mais educativo do que qualquer joguinho e objetos eletrônicos, concorda? Ou você vai querer ajudar a oferecer uma educação relaxada para ele(a)? Reflita nisso.
Agora, se você está em uma situação financeira difícil, ou vai mesmo precisar tirar o(a) seu(a) filho(a) por outro motivo pessoal, é diferente. Ainda assim, tem maneiras fáceis de matrícula e financiamento nas escolas. Mas, se o(a) seu(a) filho(a) não quiser mais as aulas ou ver que não é isso que ele quer mais... Queridos pais, não percam tempo, podem tirá-lo(a). Eu ainda acompanho vocês até a porta. De verdade. Mas, se for um desses casos acima de comportamento, volto atrás ao que eu disse.
O ballet é de suma importância e é algo tão sublime e rigoroso que temos que ter manejo. Não é obrigatório entrar, mas, se entrou, é "obrigado" a permanecer e não é por qualquer motivo bobo que pode se afastar das aulas.

A dica é dizer: "Neste momento precisarei me afastar das aulas/precisarei afastar um pouco meu(a) filho(a), mas retornarei/ele(a) retornará logo. É passageiro."

Pronto. Melhora a situação, seja ela qual for. E o(a) professor fica ciente de que o(a) aluno(a) vai retornar. Além de que mostra, realmente, necessidade no afastamento. Agora, não vai brincar de entra e sai do ballet. Você vai atrapalhar o(a) professor(a) e atrapalhar seu próprio desenvolvimento e aprendizado como aluno(a) ou do(a) seu filho(a).

Coisas que Não se Dizem a Um Professor de BalletOnde histórias criam vida. Descubra agora