JURUTI MIRIM(AM)
Irei contar agora uma de minha família um acontecimento de anos atrás foi com os irmãos da minha bisa, (Ela sempre conta boas histórias), certo dia em Juruti Mirim se não estou enganado, eles foram caçar e acordaram as 4:00 da manhã como de costume o céu ainda estava bem escuro podia se ver até estrelas, tentaram mas não conseguiram nada para o almoço, já cansados e chegando a hora de voltar lá pelas 11:40 resolveram esquecer tudo e ir para casa, mas o caminho parecia meio estranho, diferente certamente os dois perceberam que estavam perdidos.
Na busca incansável para casa acharam um animal, uma paca para ser mais especifico, mas continuavam perdidos naquela mata com grandes árvores cuja as copas eram muito altas mal dava para ver o céu, bem rápido veio o cair da noite, claro que com isso os dois resolveram acampar, aproveitaram a paca e assaram para poder jantar, logo quando já estavam se preparando para dormi, um dos homens ouviu um estranho assobio:
Fiuuuuuu!
Que fazia eles se arrepiarem todo, com isso deixando eles com muito medo, ao barulho da floresta ouve- se outro assobio:
Fiuuuu!
Rapidamente os "Corajosos" homens pegam suas armas para garantir o que há de vim, e no meio da escuridão da mata surge um grande homem, com mais de dois metros segurando um pedaço de madeira com pregos enfincados e pontiagudos, seus olhos brilhavam no escuro, ele tinha um grande cabelo que cobria seu rosto.
Logo os dois homens começaram a atirar, mas de nada adiantava, pois a criatura zombava dando gargalhadas como se gostasse, mas em meio a confusão ela corre em direção dos pobres homens que saem correndo também atirando ao vento, bastante cansados de tanto correr ele desistem e se ajoelham e começam a enterrar um terço e saem novamente em disparada rezando para que Deus os acudisse e quando se dão conta, aquela criatura estranha já tinha desaparecido, o sol brilha novamente pela mata e os dois homens finalmente acham a sua casa e contam o ocorrido a seus familiares.