A Lenda de Kaguya Hime, a Princesa da Lua

106 3 0
                                    

Conta a lenda que um pobre camponês que cortava bambu, viu que um deles reluzia como ouro.

Para a surpresa do homem, dentro do bambu, havia uma bela menininha de uns 15 cm de altura, a qual, ele e sua esposa que não haviam tido filhos adotaram e deram-lhe o nome de Kaguya.

Deste momento em diante, algo estranhamente mágico aconteceu ao homem: Toda vez que ele regressava ao seu trabalho, encontrava dentro de cada bambu, diversas moedas de ouro, e em pouco tempo, tornou-se extremamente rico! Diz-se também, que em apenas três meses, Kaguya tornara-se uma bela donzela!

Logo todos ficaram sabendo da incrível beleza da garota, e com isso, o número de pretendentes apenas aumentava a cada instante, mas Kaguya Hime recusava a todos.

Entretanto, haviam 5 rapazes que não desistiam de conquistar a bela moça a nenhum custo.

Kaguya comoveu-se com suas declarações de amor e pedidos mas não podia se decidir a casar, queria estar com seus amados pais para sempre, percebendo a aflição da filha seus pais sorriram e lhe disseram:

-Querida filha, nós te amamos e gostaríamos que ficasse conosco para sempre, mas somos idosos já e se for a sua escolha poderá se casar com o rapaz que quiser, apenas queremos que sejas feliz...

Decidida Kaguya pediu um presente a cada um dos pretendentes, e quem o fizesse com sucesso, teria sua mão em casamento.

Ao primeiro ela pediu um vaso que seria encontrado em um templo bem alto, que ficava nas montanhas.

O rapaz tentou, mais a montanha era muito íngreme, então ele desistiu, e levou para Kaguya um vaso falso, ela logo descobriu e mandou o rapaz embora.

Para o segundo ele pediu um ramo de ouro que dava frutos de perolas que existia apenas na Montanha Horai.

O rapaz era rico, e mandou que fosse feito para sua amada a réplica do ramo de ouro, que mais tarde levou para Kaguya, que ficou impressionada e aceitou casar-se com o rapaz, entretanto na hora do matrimonio a farsa foi descoberta, pois o joalheiro apareceu durante a cerimônia do casamento e cobrou pelo serviço. Kaguya, percebendo a mentira do noivo desistiu do casamento.

O terceiro rapaz ela pediu o manto invisível de Tengo (uma planta mágica que existe na floresta), mas o rapaz depois de muito procurar se perdeu na floresta e nunca mais foi visto.

Ao quarto rapaz ela pediu uma moeda que ficava pendura no pescoço de um dragão, o rapaz ponderou sobre o pedido por 3 luas até que acabou desistindo.

Para o quinto rapaz foi pedido um pássaro raro, o rapaz entusiasmado correu por vários vales e montanhas atrás do glorioso passo do arco-íris, mas tudo que conseguiu dele foi uma pena, ele a guardou para si e retornou após um ano dizendo que viu coisas maravilhosas pelo mundo, e que ela deveria ficar com a pena que ele encontrou mas ele não desejava mais se casar iria agora partir sozinho numa viajem pelo mundo para ver as maravilhas que ele ainda não havia visto e assim partiu.

Kaguya chorou muito por ter se decepcionado por aqueles que tanto diziam que a amavam e prometiam fazer de tudo por ela, e os pais a consolaram, dizendo que o mais importante é tê-la como uma filha digna e feliz.

Três anos mais se passaram, e a beleza da garota florescia cada vez mais! E um Daimyo encantado com as histórias sobre uma garota mística que vivia com o casal de idosos resolveu ir visita-la e deslumbrou-se com a beleza da mulher que via em sua frente, ele a cumprimentou e voltou para seu castelo e desde então ele mandava para ela cartas todas as semanas e ela as respondia, ficaram muito amigos e íntimos desta forma, ele mandara para ela como presente uma flor de dragão d'agua que ele mesmo colhera e cultivara, ela se emocionou com o raro presente e aceitou o pedido de noivado dele.

Certa noite, quando estava a observar a Lua fazendo os preparativos do casamento, as lágrimas rolaram de sua face.

Os pais, preocupados, perguntaram-lhe o que havia acontecido com ela.

Assim, a jovem respondeu:

-Agradeço a todo o amor e carinho que me deram, mas, agora chegou a hora de saberem toda a verdade: Eu pertenço a um mundo diferente, sou a Princesa da Lua, e fui enviada à Terra, pelo meu rei, para conceder uma vida mais digna a vocês. Entretanto, agora, fui comunicada que devo partir, pois a minha missão aqui, já se acabou, na próxima lua cheia irão vir me buscar e eu deverei partir para não mais voltar...

Os pais adotivos imploraram para que Kaguya Hime não partisse, e ela também não desejava partir. O daimyo seu noivo também ficou sabendo da notícia e preocupado foi pessoalmente juntamente com sua mais poderosa guarda até a casa dela e ficou ali a postos para proteger sua noiva, porém na noite proclamada uma grande luz se fez presente ofuscando a todos e depois de apenas um momento Kaguya não estava mais ali...

Kaguya já havia partido ao seu mundo.

E a partir de então, todas as noites, o casalsempre observava a brilhante Lua, de modo a lembrar de sua mais amada e bela filha.Enquanto o daimyo partiu em busca de um modo de chegar ao reino da Lua e nuncamais foi visto... alguns contam que ele chegou a Lua montado num dragão...outros que ele morreu no topo da montanha mais alta existente...    

Um Bardo do OrienteOnde histórias criam vida. Descubra agora