A história dos 47 Ronins

12 0 0
                                    

Lorde Asano, incapaz de suportar os insultos de Kira, Lorde Asano desembainhou sua katana e feriu Kira de leve. Por tal ofensa, o Shogun Tsunayoshi ordenou que Lorde Asno cometesse o seppuku. Kira, por outro lado, não recebeu qualquer punição. Antes de morrer Lorde Asno escreveu:

Kaze sasou Hanayorimonao Waremomata Harunonagoriwo Ikanitokasen

"As flores que caem ao vento não querem partir, mais frustrado do que as flores, o que devo fazer?"

O fato do Shogun não ter punido Kira e ter ordenado a execução por seppuku a Lorde Asano irritou os seguidores e amigos de Asano. De acordo com as leis reinantes quando um samurai cometia seppuku, o seu castelo era confiscado pelo Shogun, a sua família era deserdada, e os seus 321 samurai eram ordenados a separar-se e a dispersar, tornando-se assim Ronins. Os samurais de Asano não ficaram divididos. Alguns pensavam em se recusar a entregar o castelo ao Shogun, outros achavam que deviam planejar uma vingança contra Kira e outros achavam que deviam respeitar a lei e render-se pacificamente.

Oishi Kuranosuke, chefe conselheiro de Lorde Asano, depois de ouvir todas as opiniões transmitidas pelos samurais, traçou um plano: Pedir ao Shogun o reestabelecimento da "Casa de Asano", encabeçada pelo irmão mais novo de Lorde Asno, Daigaku. Se esta petição falhasse, os samurais de Asano não entregariam o castelo e iriam defender a propriedade até a morte.

Nos dias que se seguiram, enquanto os agentes do Shogun se dirigiam para Ako, todos os samurais que se oponham à petição deixaram o castelo, restando apenas 60 dentro do castelo. Mesmo antes que qualquer um dos emissários do Shogun chegasse ao castelo, Daigaku Asno enviou uma mensagem a Oishi pedindo que obedecessem às ordens do Shogun e entregassem o castelo.

Oishi e os outros 59 samurais aceitaram o pedido de Daigaku, mas antes de entregarem o castelo, bolaram um plano para restaurar a honra de seu mestre, Lorde Asno, matando Kira, que desonrava todos os ideais samurais por aceitar sair impune depois da morte de Lorde Asno. Para esses 60 samurais, apenas a morte de Kira traria a honra de volta para Lorde Asano e sua família.

Kira, que não era tolo, suspeitava que os samurai de Asno tentariam se vingar dele uma hora ou outra. Para afastar qualquer tipo de suspeita Oishi retirou-se para Yamashima, subúrbio de Kyoto, onde ganhou uma reputação de jogador e bêbado, o que fez com que espiões de Kira e a guarda do Shogun não prestassem tanta atenção às suas atividades.

O Shogun ainda temia que a morte de Lorde Asno poderia gerar conflitos e ordenou a prisão de seu sucessor, Daigaku Asano, e sentenciou o seu confinamento e de sua família em uma pequena província, eliminando qualquer possibilidade da "Casa de Asano" se reestabelecer. Durante dois anos, os ronins de Lorde Asano esperaram pacientemente, disfarçados de comerciantes, vendedores de rua e até de bêbados, espionando Kira e pensando em uma forma de criar uma oportunidade para invadir sua mansão. Até que finalmente Kira relaxou.

Numa reunião secreta, Oishi e os outros 59 ronins decidiram que era a hora de devolver a honra a seu mestre. Oishi decide levar apenas 46 dos 59 ronins e enviou os outros 13 de volta às suas famílias.

Em uma noite de neve no dia 14 de dezembro de 1702, Oishi e os seu homens infiltraram-se em Edo. Os 47 ronins atacaram a mansão de Kira enquanto ele dava uma festa do chá. Divididos em dois grupos, atacaram a mansão pela entrada principal e pelos fundos, lutando contra 61 guardas armados. Depois de uma hora e meia de batalha, os Ronins de Asno venceram todos os guardas de Kira sem nenhuma baixa.

Kira foi encontrado escondido na casa de fora e foi levado até o átrio principal e, frente aos 47 ronins, foi-lhe dada a mesma honra que havia sido concedida a Lorde Asno: morrer honradamente cometendo seppuku. Kira não concordou e acabou decapitado por um dos ronins. Para simbolizar a conclusão de sua missão, os 47 ronins retornaram ao local da sepultura de Lorde Asno, no templo Sengaku-Ji, e lá colocaram a cabeça de Kira, recuperando a honra de Lorde Asano.

Sabendo do crime que haviam cometido, desobedecendo ao Shogun, Oishi enviou um mensageiro a Edo, informando o que haviam feito e informando que ficariam à espera do Shogun no templo Sengaku-Ji. O Shogun Tsunayoshi ficou muito impressionado com a enorme lealdade demonstrada pelos 47 Ronins e, se viu em um dilema: Deveria ele apenas separar os 47 Ronins como reconhecimento pelo à sua enorme demonstração de lealdade para com o Bushido ou deveria ele puni-los de acordo com a lei? Depois de 47 dias de reflexão, o Shogun Tsunayoshi ordenou que Oishi e 45 dos Ronin se matassem, não como meros criminosos, mas como honrados guerreiros. O mais novo dos ronins, que levou a notícia da morte de Kira, foi poupado. Em 4 de fevereiro de 1703 Oishi e os outros 45 Ronin cometeram seppuku simultaneamente. Seus corpos foram enterrados lado a lado com seu mestre no templo Sengaku-Ji.

Um Bardo do OrienteOnde histórias criam vida. Descubra agora