Dr. Fernstein fechou a porta de seu consultório, tirou o telefone do gancho e o recolocou novamente. Deu uns passos em direção à janela e tornou a tirar o fone do gancho. Pediu para falar com a cirurgia. Em seguida ouviu-se uma voz do outro lado.
— Sou Fernstein. Preparem-se. Vamos operar em dez minutos. Em seguida, enviou o informe. Desligou com cuidado e balançou a cabeça. Ao sair do escritório, deu de cara com o professor Williams.
— Vamos tomar um café? -Perguntou Williams.
— Não. Não posso.
— O que você vai fazer.
— Uma estupidez, me disponho a fazer uma coisa estúpida.
Logo o chamarei. Fernstein entrou na cirurgia com um uniforme verde amarrado na cintura. Um enfermeiro o esterilizou.
A sala era enorme; uma equipe completa rodeava o corpo de Louis. Atrás de sua cabeça havia um monitor em cujo visor apareciam os sinais que mostravam o ritmo de sua respiração e seus batimentos cardíacos.
— Como estão as funções vitais?- Fernstein perguntou ao anestesista.
— Estáveis, 65 e 12/8. Está anestesiado. O sangue está normal. Pode começar.
— Sim, ele está anestesiado, como você falou.
O bisturi penetrou o músculo, cortando toda a região que ocupava a fratura. Enquanto começava a separar os músculos, Fernstein se dirigiu à equipe, chamando-a de "queridos colegas" e lhes explicou que iriam ver um professor de cirurgia, com vinte anos de carreira, realizar uma intervenção apropriada a um estudante do quinto ano: redução de fêmur.
— E sabem por que a faço eu? Porque nenhum estudante do quinto ano aceitaria reduzir uma fratura no corpo de uma pessoa com morte cerebral havia mais de duas horas.
De modo que pedia a todos que não fizessem perguntas e agradecia seu comparecimento. Demorariam no máximo quinze minutos. Mas Louis era um de seus alunos e todos os médicos presentes compreendiam o cirurgião e o aprovavam.
Entrou um radiologista e pediu que lhe passassem chapas de scanner. Os negativos mostravam um hematoma na altura do lóbulo occipital.
Decidiu-se a efetuar uma pulsão para liberar a compressão. Fez um orifício na parte posterior da cabeça; controlando a trajetória através de uma tela, o médico atravessou as meninges com uma agulha fina e a dirigiu até o lugar onde se encontrava o hematoma.
O cérebro não parecia afetado. O fluxo sanguíneo correu pela sonda. A pressão intracraniana desceu quase no mesmo instante.
O anestesista aumentou a quantidade de oxigênio enviado ao cérebro, imediatamente, mediante a entubação das vias respiratórias. As células, libertas da pressão, recuperaram o metabolismo normal, eliminando, pouco a pouco, as toxinas acumuladas.
A perspectiva da cirurgia, mudava a cada instante. Toda a equipe não parecia lembrar-se de que estavam operando um ser humano clinicamente morto. Cada um cumpria seu papel, e os movimentos foram se encadeando. Fizeram radiografias da parede posterior, consertaram as fraturas das costelas fizeram uma punção na pleura.
A cirurgia foi precisa. Cinco horas mais tarde, o prof. Fernstein retirava as luvas. Pediu que fechassem os ferimentos e que depois transferissem o paciente para a sala de reanimação. Em seguida, ordenou, que após passado o efeito da anestesia, desconectassem todos os tubos de auxílio respiratório.
Agradeceu novamente a sua equipe pela presença e pediu descrição. Antes de sair, pediu a Cara, uma das enfermeiras, que o avisassem quando retirassem o respirador de Louis. Saiu da sala de cirurgia em passos rápidos em direção aos elevadores. Passando pelo balcão, perguntou à recepcionista se o dr. Rodgers se encontrava dentro do hospital.
A jovem disse que não e o médico afastou-se abatido, não sem antes agradecer e dizer-lhe que estaria em seu consultório caso alguém perguntas por ele. Depois da cirurgia, Louis foi conduzido à sala de recuperação.
Cara conectou o monitor cardíaco, o eletroencéfalo e o tubo do respirador artificial. Com tudo aquilo, o jovem parecia um cosmonauta.
A enfermeira pegou uma amostra de sangue e saiu do aposento. O paciente dormia, serenamente, suas pálpebras pareciam mergulhadas nos contornos do universo de um sono sereno e profundo.
Meia hora mais tarde, Cara telefonou para o prof. Fernstein e lhe comunicou que Louis encontrava-se sob os efeitos da anestesia.
Ele perguntou como estavam seus sinais vitais. A enfermeira confirmou o que se esperava, que permaneciam estáveis, e, insistiu para que ele repetisse o que deveria fazer.
— Desligue o respirador — disse o médico — Eu irei em seguida — acrescentou, antes de desligar. Cara entrou na sala e separou a sonda do tubo, deixando que o paciente tentasse respirar por si mesmo.
Instantes depois, retirou o tubo, liberando a traquéia. Tirou uma mecha de cabelo do rosto de Louis, olhou-o com ternura, e, saiu, apagando a luz.
O aposento ficou banhado pela luz verde do aparelho de encefalografia, cujo traçado seguia como plano.
Eram quase nove e meia da noite e tudo estava quieto. Ao cabo de uma hora, o sinal do osciloscópio começou a tremular, a princípio, muito levemente.
Depois, o ponto que marcava o extremo da linha, elevou-se consideravelmente, para descer de forma vertiginosa e voltar à posição horizontal Ninguém testemunho tal anomalia. O azar é assim.
Cara entrou novamente no aposento uma hora mais tarde. Tomou a temperatura, pressão de Louis, desenrolou alguns cm da tira de papel que saía da máquina, viu a ponta anormal, franziu o cenho revisando mais alguns centímetros.
Ao constatar que permanecia fazendo uma linha reta, retirou o papel, sem dar-lhe maior atenção. Pegou o telefone do corredor e chamou Franstein.
— Sou eu. Temos um coma profundo com constantes estáveis. O que faço?
— Procure um leito no quinto andar. Grato, Cara. Fernstein desligou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
E Se Fosse Verdade... L.S
De TodoA historia passa em São Francisco . O jovem e belo Louis, estudante de medicina, sofre um acidente de carro, entra em coma e vai parar no mesmo hospital onde trabalha. Apesar de seu estado, Louis consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo a...