TORNANDO-SE UM APRENDIZ
Por Grande Mestre Fae Coven(Não passei por essa etapa e dois aprendizes debandaram para o lado negro. Será um defeito meu? - LUKE)
Como Iniciados, vocês aprenderam muito sobre os caminhos de um Jedi, mas mundos de experiência permanecem um mistério para vocês. À medida que progridem de Iniciados para Padawans, instruções públicas dos professores do Templo são substituídas por orientações individuais de um Mestre. Nem todo Iniciado se tornará Padawan, mas aqueles que se tornarem seguirão o chamado da Força para um novo nível de serviço.
Ao atingirem a idade apropriada (para a maioria dos humanóides, mais ou menos entre doze e catorze anos padrão) e terem passado pelos Testes para Iniciados, vocês estarão aptos para serem selecionados por um Cavaleiro ou Mestre Jedi e se tornarem aprendizes. Uma forma de atrair a atenção de um Mestre em potencial é através do Torneio de Aprendizes. O Templo realiza anualmente uma competição de sabre de luz para Padawans, que algumas vezes inclui rodadas "todos contra todos" ou competições embaixo d'água ou em câmara de gravidade zero. Ainda que o vencedor do torneio se torne, sem dúvida, aprendiz, o verdadeiro propósito é demonstrar seu estilo individual, para que um Mestre visitante possa avaliar suas habilidades e se potencial de servi-lo como Padawan. (Eu não tive teste. Qui-Gon disse para Obi-Wan me treinar, e acho que ele se arrepende disso. - ANAKIN) / (Ah! Olha quem está falando! Acho que sou uma execução à regra dos tempos de guerra. - AHSOKA) / (Meu aprendizado com Qui-Gon não é muito típico. Eu não acredito que ele me aceitou depois daquele incidente em Bandomeer. - KENOBI)
Para Iniciados que não são talentosos no combate, talvez o Torneio de Aprendizes não seja a melhor forma de atestar suas habilidades. Consulares Jedi que estão procurando por novos Padawans não costumam ir ao torneio e preferem perguntar à equipe do Templo pelos estudantes mais promissores. Então, se vocês querem contar com uma boa recomendação, é melhor terem isso em mente quando se relacionarem com seus instrutores.
O Conselho Jedi, em geral, não se envolve na união entre Mestre e Padawan. A Força irá agir como um guia, expressando-se através desse laço, e é raro que precise de ajuda externa. No entanto, algumas vezes, Videntes Jedi já previram destinos que requerem um arranjo particular. Nessas decisões, a vontade da Força - e, por extensão, a vontade do Conselho - deve ser seguida. O Conselho tem a palavra final.