O CÓDIGO JEDI
Por Grande Mestre Fae Coven(De Mestre Fae eu me lembro quando um youngling eu era. Bom é escutar sua voz outra vez através dessas palavras - YODA) / (Yoda foi um youngling? - AHSOKA)
Há quarenta anos, o Código Jedi tem sido o meu foco, assim como se tornará o de vocês. Ele é a filosofia que sustenta a Ordem Jedi. É um acordo de proteção para os cidadãos e habitantes da República. Nele está contida a explicação de como deve ser a nissa relação com a Força. Como um Jedi, vocês devem ser fiéis ao espírito do Código. Todos os dias vocês deverão se perguntar: Eu o compreendo?
Em sua forma clássica, como transcrito por Homonix Rectonia durante o início do Período Manderon, o Código consiste en cinco preceitos fundamentais:
Não há emoção, há paz. Esse princípio norteia todas as meditações e interações com os demais. Ele reafirma o ideal Jedi de agir com prudência e ver as ações dos demais através das lentes da Força Unificadora.
Não há ignorância, há conhecimento. Aqueles que não entendem esse preceito básico logo sentem medo - e o medo é o caminho para o lado negro. Os Arquivos representam a maior coleção de conhecimento da galáxia.
Não há paixão, há setenidade. Uma tênue extrapolação do primeiro preceito, esse lembrete para agir sem paixão em qualquer deliberação se estende a obsessões pessoais e é uma advertência para não privilegiar o eu sobre a missão. (Se a Força Viva engendra a compaixão - e, eventualmente, até o amor -, não creio que isso seja algo ruim, apesar dos preceitos do código - Q-G) / (Sim - talvez seja por isso que Qui-Gon nunca fez parte do conselho! - ANAKIN)
Não há morte, há a Força. Todas as coisas morrem, mas a Força sobrevive a elas. Como seres que existem à sombra da Força, o fim da nossa existência nessa forma não deve ser motivo de grande lamentação. Somos parte de uma energia maior que nós mesmos e desempenhamos papéis em uma trama cósmica que ultrapassa a nossa compreensão encarnada. (Obi-Wan escapou da morte uma vez, vivendo dentro da Força como um espírito. Eu me pergunto se aqueles qye escreveram o Código sabiam da verdade literal do quinto preceito. - LUKE)
As transcrições Draggulch e Pós Manderon acrescentam mais - e controversos - dogmas, mas os Jedi precisam apenas se lembrar dos ensinamentos fundamentais para viver suas vidas como defensores da justiça portadores de um dom e, ainda assim, modestos.