O Museu- Parte 2

91 4 0
                                    

Nate voltou para o sítio onde estava a "espada na pedra" que dava caminho à exposição do mito arturiano. Ouviu uma voz ao ir para a entrada do museu:
- Vinde conhecer a história de Rei Artur!!! Ele fora criado por Sir Ector, pois fora abandonado, mas na verdade ele era descendente de Uther Pendragon!!! Afinal, Artur fora aquele que tirara a espada da pedra que dizia que o novo rei de Inglaterra era o que conseguia tirar a espada da pedra. Se Artur conseguira, tentai também!!! Merlin julgará a vossa nobreza!!!
Nathan puxou, novamente, a espada e desta vez a porta que dava acesso à exposição abriu.
- ENTRAI, Outrora e Futuro Rei.Vós conseguistes provar a nobreza a Merlin!
- Pffft! O verdadeiro Merlin estaria a brincar na lama e a ladrar. E eu estou a ser simpático ao dizer "lama"- opinou Alistair
- Não sejas assim! Admite que tu não conseguirias fazer isto- respondeu Nate
- Hmph!
- Nate, carrega aí nesses botões ao pé das exposições- pediu Larson
Ao carregar num deles, a voz falante de inglês arcaico voltou a ser ouvida:
- E então Rei Artur reunira os melhores cavaleiros do reino, pois eles seriam exemplos de cavalheirismo e virtude. Contentes vieram e a reunião fora algo jamais visto.
- Carrega no botão outra vez! Cada vez que o Alistair ouve isso parece que está a apanhar um choque elétrico- disse Larson.
- Eu gosto de pensar que melhora as qualidades académicas dele- respondeu Nate.
Ele virou-se para outra exposição e carregou novamente num botão.
- Portanto, para que não houvesse discussões entre os cavaleiros, Merlin informara a Artur a ideia da Távola Redonda. A sua forma simbolizava a união e a igualdade e foi a partir daí que os cavaleiros se denominaram por: OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA!
- Eu presumo que estás a tirar notas, Larson- disse Nate.
- Sim, já não tenho mais páginas no bloco de notas- respondeu, sarcasticamente, Larson.
Aproveitando o sarcasmo de Larson, Nate respondeu-lhe:
- Nesse caso, vamos continuar a ver a exposição, sim?
- Pronto, ganhaste! Continua a carregar nos botões.
E assim o fez:
- CONTEMPLAI: O SANTO GRAAL! Uma aparição do cálice sagrado de Cristo aparecera perante Artur e os seus cavaleiros, onde a partir daí vários entre eles foram à procura do cálice, os quais eram quatro: Lancelot, Galahad, Percival e Bors. E então eles viajaram, mas nenhum deles regressara. No entanto, Galahad vira o Graal e o seu coração se contentara.
- Como é que eles sabem que o encontrou se não regressou?- questionou Larson.
- Exatamente- apoiou Alistair.
Nate entrou noutra sala do museu. Aí ele encontrou mais exposições.
- E sobre Excalibur, a espada poderosa da lenda? Fora Merlin que levara Artur ao Lago Mágico, onde vivia a Dama do Lago e da sua mão Artur retirou Excalibur. A espada nunca poderia ser partida, pois era mágica!
- Estou confuso. Excalibur e a "espada na pedra" não eram a mesma espada?- perguntou Larson.
- ELAS ERAM, SÃO E SERÃO ESPADAS DIFERENTES!!! respondeu, furiosamente, Alistair.
- Então, Larson... Essa era fácil- opinou Nate.
O arqueólogo continuou a explorar a exposição, embora Alistair e Larson estivessem saturados daquela visita.
- Um dia, Merlin apaixonara-se por Nimue, uma aprendiz da sua magia. Mas ela utilizara a magia que lhe fora ensinada para emprisionar o seu amante. E quando Artur pelejou com Mordred, Merlin não lhe podera proteger. Como podeis ver, por vezes os mais sapientes também cometem erros.
- A culpa foi dele- opinou Nate.
- Nunca confies numa mulher?- perguntou Larson.
- Não acredites em magia, seu tolo- responde Nathan.
Nate carregou no último botão da última exposição.
- Durante horas, Artur e Mordred batalharam na Planície de Salisbury. Artur estava armado com Excalibur e Mordred com a sua espada e quando ambos tinham sido desarmados, Artur atacou fatalmente Mordred com a lamina de Sir Bedivere, tendo Mordred morrido no campo de batalha. Mais tarde, a tragédia acumulara-se, pois Artur tinha sido mortalmente ferido durante a batalha e, por consequência, o céu escurecera.
- Existe uma explicação lógica para isso. Chama-se de anoitecer- opina Alistair.
- Tu também levas tudo à letra, Alistair! A arqueologia é meio metáfora, sabias?- responde Nathan.
No final da exposição, existia outra porta que também se abria através do uso da "espada na pedra. Nathan, ao puxar a espada, abriu a porta e a voz falante de inglês arcaico voltou a falar:
- Antes de morrer, Artur pedira a Bedivere para dar a Excalibur à Dama do Lago. O corpo de Artur fora transportado para Avalon. Acreditam que ele regressará para reclamar o trono, sendo ele o Outrora e Futuro Rei de Inglaterra.
- Se ele foi a Avalon, então de quem é a tumba que é suposto estar aqui? - questionou Larson.
- Talvez a tumba seja dos Romanos ou dos Saxões. Afinal, o teu amigo ao teu lado acredita que a lenda se revolve à volta desses dois povos.

Tumba Do Rei Artur?Onde histórias criam vida. Descubra agora