Adendo 1 - Pontuação de Diálogos - "desculpou-se por interromper"

91 7 1
                                    


O pedreiro levantou a parede da cozinha, a da pia. Instalações hidráulicas e elétricas precisam ser feitas, para permitir a passagem dos conduites e canos. Se você contratou um empreiteiro ou arquiteto ele vai fazer uma análise da praticidade das instalações antes mesmo de levantar a parede. Se não, prepare-se para algumas dores de cabeça e despesas desnecessárias com reformas assim que a obra ficar pronta.

A pontuação dos diálogos é este buraco por onde passarão os verbos dicendi ou outra informação que deixe claro quem está falando. Dependendo de como você usa a pontuação: ela pode facilitar ou dificultar a leitura; acrescentar elementos novos ou deixar o leitor desconfortável.

Não vamos falar de como fazer ou não fazer um diálogo (foi assunto do capítulo 5). Este artigo é um complemento.

HÁ UMA REGRA FIXA PARA PONTUAÇÃO DE DIÁLOGOS?

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

HÁ UMA REGRA FIXA PARA PONTUAÇÃO DE DIÁLOGOS?

Na verdade há e não há, consulte uma gramática se quiser saber de regras, mas o ideal a se fazer é manter a coerência, para não parecer desleixado ou deixar o leitor confuso.

Basicamente são duas formas, a latina e a inglesa.

Latina

– Muito maior – acrescentou o outro.

Inglesa

"Pobre pequena", ela sussurrou.

OUTROS MODELOS

Com vírgulas separando o verbo dicendi

– Você está lindo, disse ela, esquece-me inteiramente. (Machado de Assis, D. Casmurro)

Com aspas retas, o correto nas línguas latinas

"Você está lindo", disse ela, "esquece-me inteiramente".

Com aspas simples, inglês séc. XIX

'Ele vai e vem Cristão', disse ela. (C. Dickens – Oliver Twist)

Aspas inserindo o diálogo dentro do corpo do parágrafo

Pree permaneceu em pé na grama embaixo das árvores. "É isso que os Imortais já fizeram por você?" perguntou desacreditado, assim que a viu. (G. R. R. Martin, Game of Thrones)

Travessões separando o sujeito do predicado ou de outras partes da mesma sentença.

– Nada – eu sopro – é menos seguro que a palavra divina, Eva. (Paul Valery, A Serpente e o Pensar)

Com verbos acendi:

Ela acrescentou com os olhos, que brilhavam extraordinariamente:

- Seremos felizes!

(Machado de Assis – D. Casmurro)

Sem dicendi ou acendi

– Séculos depois e você quer se comparar ao Angelo... – Ele fez um gesto de impaciência. (Priscilla Matsumoto, Ball Jointed Alice)

Nada ou quase nada

O texto deixa claro quem está falando e só usa dicendi ou acendi com figurantes.

Daniel Galera – Cordilheira

QUAL MODELO ESCOLHER?

Como as instalações da parede. Eu posso escolher quebrar a parede para colocar os conduites, posso usar tijolos especiais para passagem de fios, canos e instalação de tomadas, assim como fazer instalação aparentes. Tudo vai depender do estilo do proprietário, da casa, da decoração.

Portanto a escolha da pontuação nos diálogos esta diretamente ligada ao efeito que se pretende no texto.

Olhando para o travessão e para a vírgula, o primeiro parece separar quase completamente o diálogo da ação enquanto o segundo tem um efeito de proximidade.

Olhando para as aspas e para o travessão, as aspas parecem dar certa cumplicidade ao texto e a ação, enquanto o travessão tem um caráter mais explicativo, esclarecedor.

Quebrar a ação ao meio como no exemplo acima:

– Nada – eu sopro – é menos seguro que a palavra divina, Eva.

Traduz-se como reticências, uma pausa do locutor entre as partes das sentenças, a própria vírgula, então o uso da vírgula neste exemplo específico faria menos sentido do que o travessão.

Começar o diálogo dentro do parágrafo e continuar dentro do parágrafo pode sugerir uma interação entre cenário e diálogo, como se os personagens não pudessem se dissociar do local em que a ação acontece.

PARA ALÉM DA REGRA

Ainda podemos pensá-lo como todo o texto em primeira pessoa num diálogo consigo mesmo em que as próprias respostas fossem o parágrafo seguinte.

Ou tabulá-los como num poema

Entorpecido de pesados sonos.

Sonho¿

Sonolento de sonhos e arbustos.

Foi sonho¿

Espesso de mormaço e sonhos...

Sonhei ou...¿         (Mallarme – A sesta de um fauno)

Ou como numa conversa em rede social

PASSA LÁ EM CASA

QUE HORAS¿

DEPOIS DAS TRÊS


Quero Ser EscritorOnde histórias criam vida. Descubra agora