25 - Marketing - Vendendo Banana

76 9 1
                                    


Este é o capítulo final do livro, justamente porque o livro não termina na impressão, o objetivo é terminar na mão dos leitores. Empreitada individual ou com apoio de editora não isenta o autor de fazer a sua parte: vender sua história, bem como à própria imagem. Se você não leva jeito para vendas, procure alguém que possa te dar umas dicas ou mesmo fazer o trabalho por você.

Como se vende banana? Na feira ou na quitanda; por dúzia, no supermercado; por quilo, do ambulante que passa na rua, na Europa compra-se por unidade; na estrada, de penca. "Meu livro vendeu como banana!" Ou seja, várias estratégias foram usadas.

Se o seu livro foi publicado por um grupo editorial, esse cuidará de seu marketing, não quer dizer que você vai sentar na sua sala confortavelmente e esperar pelos lucros. Você não poderá se permitir usar a desculpa de uma gripe forte para deixar de ir àquela noite de autógrafos no dia mais frio de inverno em Lages/SC e tiritar enquanto escreve dedicatórias, sorri e tira fotos. Ou ficar em pé durante horas por dez dias seguidos nas Bienais. Compromissos sociais de final de semana vão ser trocados por eventos diversos, se o aniversário do seu sobrinho cair no mesmo dia de um evento importante para a editora, seu compromisso profissional virá antes. Nas redes sociais o seu lado reacionário deverá ser mais comedido, mas pode-se flodar a vontade com propaganda de seus trabalhos.

Uma editora tem outros escritores para cuidar, então, você terá que ter bons contatos, nas áreas de marketing e comercial da empresa para que seu livro chegue aos leitores e as ações de promoção da editora.

A primeira impressão é a que fica

A capa deveria resumir a história ou o conflito principal em uma imagem. Deveria, mas não é o que acontece na maioria dos casos se o autor não for atrás ou a editora não permitir nenhum tipo de intervenção. Setenta por cento dos livros são vendidos pela capa e pela leitura das orelhas. A primeira ação de marketing diz respeito a este item. Peça ajuda, chame amigos, contrate profissionais se for auto publicação. Brigue para que a capa consiga falar com o leitor.

Cuide de sua imagem também, divulgue-se, batalhe para que as pessoas te vejam como profissional, tanto os leitores como seus colegas escritores. Seja educado sempre, gentil sempre, afinal educação e gentileza não custam nada e não ocupam espaço. Não fale mal dos colegas, mesmo que não goste do trabalho deles.

Divulgue seus amigos escritores. A leitura liberta o pensamento do homem, cria uma intimidade entre os seres superior a qualquer outra arte. Esta intimidade nos transforma em irmãos.

Trabalhe com as suas verdades

Escolha um canal com seu perfil, procure parceiros, divulgue seus amigos escritores e faça pelos outros. Se seu objetivo ao escrever seu livro foi vendê-lo a uma fatia promissora do mercado, mas esta fatia não é a sua verdade, desista de se fazer ouvir. Porque os ouvidos estarão em outra frequência. O escritor que decidir falar de uma minoria e desenhar personagens que pertençam a ela, tem que ter responsabilidade tanto na hora de escrever como de divulgar seu livro deixando claro o que o levou por este caminho para que não fique parecendo que o fez por modismo, pois o público irá perceber e reclamar.

Utilize todos os meios disponíveis e viabilize-os

Foco é muito importante, pois existem zilhões de portas e oportunidades no mundo on-line por isso acreditar que nos dias de hoje a divulgação tornou-se mais fácil chega a ser uma falácia. A comunicação ficou mais fácil, divulgação é outra história.

Site – um pouco mais do livro para ver, talvez um capítulo.

– trabalho complicado e mais caro, dependendo do que se quer, vale a pena se tiver um bom espaço para divulgação.

Rede social – crie uma só para o seu livro e sempre publique algo, todo dia se possível.

Blog pessoal – se quiser ser escritor e não divulgar só um livro que fez por capricho é bom pensar neste meio para alcançar certa credibilidade e gerar massa crítica.

Qualquer outra rede em que possa contatar pessoas que compartilhem o mesmo interesse. Isso não quer dizer que não vá atingir pessoas de diferentes perfis.

Não conte somente com os sites de vendas para divulgá-lo. Se prestar atenção irá perceber que os produtos novos em supermercado só vendem bem quando há uma promotora entregando amostras e falando do produto. Não dá para colocar demonstradoras nos sites de venda. Peça aos amigos que já leram o livro e gostaram para postar comentários nos sites de avaliação de livros ou comentários nas suas páginas sociais.

Na auto publicação e nas independentes é comum não haver disponibilidade para lançamento em redes de livrarias. Faça você mesmo um lançamento legal, não precisa gastar muito. Um barzinho charmoso, uma livraria independente de um amigo, bem localizados e de fácil acesso. Chame o maior número de pessoas. Afinal, a menos que você seja um festeiro de carteirinha, só 30% dos convidados costumam ir aos eventos de lançamentos. Divulgue com pelo menos um mês de antecedência. Leve de 30 a 60 livros, sabendo que a média de vendas num lançamento neste estilo é de 40 livros. Não se esqueça do arquivo digital para rodar o booktrailer.

Produza um brinde para entregar a seus amigos/clientes: marca-livros, bloquinhos, chaveiros, bonequinhos qualquer coisa que possa lembrar ao leitor do que o livro trata ou onde o nome do livro esteja em destaque. Além do material de divulgação faça um banner durável e num tamanho fácil de carregar que poderá ser usado em outros eventos.

Porta a porta. Não estou brincando, siga o estilo "vendedora avon". Se você mora numa cidade pequena, ou num bairro amistoso, este é um ótimo artifício. Quem não gosta de prestigiar sua própria comunidade? Procure os jornais locais. Fale com as pessoas na rua, na missa, no comício. Vá às pequenas livrarias, escolas, universidades.

Marque um evento, dê desconto, faça uma tarde de autógrafos na sua antiga escola/universidade. Fale com os professores de português – cuidado, seu livro terá que estar bem revisado!

Não pare de divulgar, nunca, até o lançamento do seu próximo livro e continue, pois são seus filhos e precisarão de cuidados quando jovens e depois de bem crescidos, uns conselhos.




Quero Ser EscritorOnde histórias criam vida. Descubra agora