Outra parte do bosque. Entra Titânia com seu séquito.
TITÂNIA: Vamos à ronda. Primeiro, quero que cantem uma canção de fadas, pra que eu adormeça. Depois, vocês sairão. Você vai matar os bichinhos que infestam os botões das flores, pra que floresçam maravilhosas. Você vai conseguir asas de morcegos pra fazermos as roupas dos pequenos elfos. Você espantará as corujas que piam de noite, amedrontando o nosso bando. Cantem e deixem-me em seguida.
Fadas: Você, serpente, de língua dobrada,
desapareça. E você, rãzinha,
que tanto canta, fique calada.
Não atrapalhe o sono da nossa rainha.
Como rouxinóis, em harmonia,
Nós vamos cantar a melodia,
Dorme, dorme, bem quietinha,
Dorme, dorme, ó rainha,
Boa noite, boa noite!
Aranha preta, peluda e feia
Saia depressa deste lugar.
Besouro, enfie-se na areia,
Não venha o seu sono atrapalhar.
Como rouxinóis, em harmonia,
Nós vamos cantar a melodia,
Dorme, dorme, bem quietinha,
Dorme, dorme, ó rainha,
Boa noite, boa noite!
FADA: Vamos, com cuidado, pra não acordá-la. (saem; entra OBERON e espreme a flor nos olhos de Titânia)
OBERON: Agora, sim. Quem primeiro você enxergar, há de amar perdidamente. Seja onça, gato ou urso. (sai; entram Lisandro e Hérmia)
LISANDRO: Você está cansada. Não quero afligi-la mais. Errei o caminho. É preciso que você descanse.
HIPÓLITA: Faça uma cama de plantas que eu dormirei aqui.
LISANDRO: Está bem. Eu dormirei atrás daquela árvore. (dormem; entra Puck)
PUCK: Não consegui encontrar o tal ateniense de que o mestre falou. Opa! Atenienses a varejo! Coitadinha, por que será que está dormindo tão longe dele? Bem, aqui está o seu prêmio, moço. (espreme a flor nos olhos de Lisandro e sai; entra Demétrio, perseguido por Helena)
HELENA: Espere. Vou seguir você ainda que morra!
DEMÉTRIO: Vá embora, já disse.
HELENA: Você vai me deixar nesta escuridão?
DEMÉTRIO: E eu quero lá saber de você. (sai)
HELENA: Ah, eu não aguento mais persegui-lo. Hérmia é que é feliz. Conquistou-o sem fazer nada. A culpa deve ser da minha feiura. Quem foi que disse a loucura de que eu sou tão bonita quanto ela. Mas... é Lisandro que dorme aqui. Lisandro! Lisandro!
LISANDRO: Oh, Helena transparente! Fala uma ordem e eu me jogarei no fogo por sua causa. Como você tem o coração dolorido, por causa de Demétrio, vou procurá-lo e matá-lo.
HELENA: Não, Lisandro. Só porque ele ama Hérmia? Mas ela gosta é de você.
LISANDRO: De mim? Eu não quero nada com aquela urubu. Quero a bela Helena. Perdi muito tempo com aquela porcaria, quero recuperá-lo com você, minha amada Helena.
HELENA: Mas por que zombam tanto de mim? Que foi que eu fiz? Escute aqui, não basta eu amar Demétrio como louca e ser por ele despresada e agora você vem me dizer estas bobagens? Por que vocês ficam abusando assim de mim? (sai)
LISANDRO: Vou segui-la. Ah, aqui está Hérmia. Vou deixar você aqui sozinha. Pra mim, você é como uma indigestão. (sai)
HÉRMIA: Lisandro! Lisandro! O que houve? Lisandro? Estou tremendo de medo. Por que me deixou aqui sozinha?