PÉ DE PATO: Falta alguém?
MARMELO: Não. Aqui está ótimo. Esta grama será o palco. Este canteiro de flores será o nosso camarim.
PÉ DE PATO: Pedro Marmelo!
MARMELO: O quê?
PÉ DE PATO: Acho que nesta comédia alguma coisa pode não agradar. Por exemplo: a espada com que Píramo se mata. As senhoras não suportarão ver a morte.
JERERÉ: É mesmo. É muito perigoso.
FAMINTO: A meu ver, ninguém deve morrer.
PÉ DE PATO: Mas isto mudaria toda a história. Tenho uma idéia. Escreve-se um prólogo e no prólogo se diz que Píramo não morre de verdade. E que Píramo não passa de Zé Pé de Pato, o lixeiro.
MARMELO: Então, está bem. Vou escrever o prólogo.
JERERÉ: E o leão, não vai amedrontar as damas?
FAMINTO: Eu também acho.
PÉ DE PATO: Mestres, não podemos fazer um leão de verdade. Seria um horror, assustar as senhoras.
JERERÉ: Neste caso, um outro prólogo falaria do leão.
PÉ DE PATO: Não. Basta que a máscara do leão lhe mostre um pedaço da cara. E o leão poderá dizer: Minhas gentis senhoras... ou, Minhas lindas senhoras... ou Graciosas Damas... Gostaria que não temêsseis, porque na verdade eu não sou um leão de verdade, sou Garrafão, o dono do bar.
MARMELO: Isto mesmo. Mas falta um detalhe. O luar. Bem sabemos que os namorados se encontram à luz do luar. Como faremos luar no palco?
GARRAFÃO: A noite será de lua?
PÉ DE PATO: Uma folhinha! Alguém tem uma folhinha? Uma folhinha! Procurem a lua!
MARMELO: Haverá lua cheia!
PÉ DE PATO: Então, bastará deixar uma janela aberta.
MARMELO: Acho melhor entrar um ator com uma lanterna e dizer que é o luar. Mas ainda falta o muro.
GARRAFÃO: O muro é difícil. Que acha, Pé de Pato?
PÉ DE PATO: Alguém faz o muro. É só afastar os dedos, assím, oh, pra que Píramo e Tisbe falem através da fresta.
MARMELO: Ótimo, ótimo. Agora vamos começar. Todo mundo sentado no chão. Píramo começa. (entra Puck)
PUCK: Quem são estes imbecis que fazem tal gritaria onde a rainha dorme? Ah, uma peça de teatro. Ótimo, vou me divertir bastante.
MARMELO: Começa, Píramo, começa!
PÉ DE PATO: Tisbe! Como flores perfuradas...
MARMELO: Perfuradas, não! Perfumadas!
PÉ DE PATO: Como flores perfumadas
Tens o hálito, querida!
Mas escuto algum rumor.
' Eu volto já, meu amor.
Não demoro, minha vida! (sai)
Puck: Nunca se viu um Píramo assim. Vou transformar a cabeça dele em cabeça de burro (sai)
TROMBONE: Agora, sou eu?
MARMELO: É. Ele saiu, você fala!
TROMBONE: Oh, Píramo amado, juvenil
Sacerdote da beleza,
Tão belo como o lírio e como a rosa
Ostentando realeza!
Vou te encontrar no túmulo de Nico!
MARMELO: De Nino, sujeito burro! Mas ainda não era a hora de falar isto! Tinha que parar em realeza.
TROMBONE: Ostentando realeza! (entra Pé de Pato, com a cabeça de burro)
PÉ DE PATO: Oh, bela Tisbe! Em teu regaço...
TODOS: Socorro! Estamos enfeitiçados! O quê aconteceu? É um fantasma!
PÉ DE PATO: Por que fugiram? Estão querendo me meter medo? (entra Jereré)
JERERÉ: Pé de Pato, o que é isto na sua cabeça?
PÉ DE PATO: Na minha cabeça? Que cabeça, seu cabeça de burro! (sai Jereré) Ah, já sei. Pensam que eu sou bobo? Estão brincando comigo pra me fazer ficar com medo. Pois vou cantar bem alto pra mostrar que eu sou corajoso!
O melro preto canta
Com o biquinho faz assim...
TITÂNIA: (acordando) Que divina criatura está me despertando no meu leito de rosas?
PÉ DE PATO: E o cuco também canta... Oh!
TITÂNIA: Cante mais, mortal. Sua voz encanta o meu coração e sua beleza me comove tanto que quero dizer bem depressa que... eu te amo!
PÉ DE PATO: Não sei com que razão, senhora. Enfim... amor e razão nunca estão juntos. Viu como eu sou espirituoso?
TITÂNIA: É tão inteligente quanto belo. Vou transformar você num espírito imortal. Traça! Teia! Flor de Ervilha! Mostarda! (entram as quatro)
AS QUATRO: Aqui estamos.
TITÂNIA: Quero que façam agrados a este amado mortal. Dancem, cantem, tragam doces preciosos e mel pra seus lábios encantadores!
PÉ DE PATO: Como é seu nome?
TEIA DE ARANHA: Teia de Aranha.
PÉ DE PATO: E o seu?
FLOR DE ERVILHA: Flor de Ervilha.
PÉ DE PATO: Dê um alô à madame Vagem, sua mãe, e ao seu pai, o senhor Grão de Bico. E o seu nome?
SEMENTE DE MOSTARDA: Semente de Mostarda.
PÉ DE PATO: Eu te conheço bem. Seus parentes me deixam com os olhos ardendo.
TITÂNIA: Vamos, vamos. Cuidem bem dele. Vamos.