Cuidado com a linguagem

533 82 4
                                    

Oi, td bm?

Eu anseio poder apreciar vossa respeitabilíssima opinião acerca deste intrigante livro eletrônico não-ficcional de diretivas no espaço destinado aos comentários.

'Té mais.

***

Sim, essas três frases parecem ter sido escritas ou ditas por pessoas diferentes, e você chega a ter a sensação de que elas não deviam aparecer juntas. E talvez não devessem aparecer neste livro, tampouco.

Assim como tudo mais na sua história, a linguagem que você usa deve se encaixar nela. Quando a linguagem dos personagens e da narração se encaixa com o que você quer mostrar, isso aperfeiçoa a história como um todo, e prende o leitor.

Escritores muito bons são muito bons nisso também. Eu ainda não li nenhuma das obras primas do Dostoiévski em russo, mas meus amigos que fizeram isso dizem que ele dominava a arte da linguagem. Ele escrevia as falas de cada personagem de acordo com suas personalidades. Não, eu não me refiro a cair no estereótipo raso, dar aos seus personagens um sotaque italiano forte se eles são da Itália, ou fazê-los falar tudo em gíria, se vieram da periferia. Mas você certamente pode usar a linguagem ao seu favor.

Agora, quando estamos falando de narração, você geralmente não deve usar gíria ou internetês, exceto se você está escrevendo uma história ou capítulo na forma de e-mail, SMS, etc. Como regra, o ideal é construir sua narração da maneira mais rica que puder, para que as pessoas possam desenhar as cenas em suas mentes com perfeição. Você faz isso com um amplo uso de adjetivos, advérbios, e palavras qualificativas que você geralmente omite quando está escrevendo um SMS, um e-mail e assim por diante.

A mensagem desse curto capítulo é: não há linguagem ou maneira de falar proibida quando escrevemos ficção, MAS há a linguagem certa para cada história/capítulo/personagem. Para a maioria das histórias, funcionará perfeitamente bem manter a linguagem neutra e comum, mas escrita com correção e num vocabulário o mais rico possível.

Truques da EscritaOnde histórias criam vida. Descubra agora