Na hora de postar no Wattpad, sempre surge aquela grande dúvida: em que categoria a minha história se encaixa? Algumas são bem óbvias, mas tem outras histórias que dão um nó na sua cabeça, porque têm mais de um gênero, e o Wattpad não dá a opção, como tem em outras plataformas (cof cof Nyah cof cof) de colocar a história simultaneamente em mais de um gênero (honestamente, não sei qual dos métodos é preferível).
Enfim, temos que escolher apenas uma categoria, e às vezes é difícil identificar o gênero predominante da sua história. Por exemplo, essa semana eu postei um conto de ficção histórica e ficção científica, que tem uma parte no cotidiano e talvez uma pitada de fantasia e de romance. E agora, onde vai essa desgraça? Tem horas que a gente fica daquele jeito:
"Ai, coloca em qualquer um deles mesmo, tanto faz!"
Não é bem assim... Há um motivo para o site ser dividido em categorias, e este motivo é, basicamente, ajudar as pessoas a encontrarem o que estão procurando. Levar um escritor a seu público e um público às obras que ele quer ler. Quando você não prima pela classificação correta do seu livro, VOCÊ PODE ESTAR PERDENDO LEITORES.
Pense comigo, eu sou uma leitora de sei lá, fantasia. Acabei de chegar no site. Eu vou procurar livro de fantasia onde? No ranking de aventura? De ação? De romance? Não, eu vou lá em cima no "descobrir" e clico na categoria de fantasia, né?!
"Ah, mas minha história é uma aventura fantástica..."
Ok, pode ser, mas veja, por exemplo, Harry Potter. É fantasia, aventura, tem um pouco de romance, mistério, e ainda não deixa de ser uma ficção adolescente. Mas qual é o gênero que você pensa imediatamente quando te falam no livro? Fantasia né, por causa da magia. Seu livro também tem um gênero predominante, pode acreditar.
Só que a coisa complica um pouco mais no Wattpad, porque as categorias misturam gêneros literários com gêneros temáticos, e tem umas coisas que não se enquadram, umas coisas que só existem aqui. Por isso que, para quem está bem intencionado e quer classificar corretamente seu livro, as vezes essa tarefa é um desafio.
Com a finalidade de vencer esse desafio, eu elaborei um método de fases e perguntas, que eu mesmo uso para classificar meus livros, e agora, após ler as content guidelines do Wattpad (sim, infelizmente só tem em inglês as instruções sobre as categorias), para deixar tudo certinho, botei no papel o esquema, para ver se ajuda alguém.
Basicamente, a sua história só passa para a fase seguinte se ela não conseguir ser classificada numa fase anterior. Você logo vai entender, porque eu literalmente desenhei. Eram cinco fases, mas incluí a fase zero por causa da categoria Clássicos e para falar um pouquinho dos tristes plágios que temos aqui no site.
Vamos lá.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Truques da Escrita
No FicciónAlgumas dicas de escrita valiosas para melhorar a qualidade das suas histórias - e, eventualmente, atrair mais leitores, pois você sabe: todo escritor quer ser lido. Agradecimentos a Cinthia David pela sugestão do título em português. In English: ht...