O Septagrama
O Septagrama é uma estrela unicursal de sete pontas, também conhecida como "Estrela dos Elfos". Esta forma possui uma longa tradição simbólica e um forte potencial mágico. O seu significado relaciona-se com o do número 7 que, como se sabe, é sagrado em muitas culturas.
A mais importante atribuição do número 7 é, talvez, o facto de resultar de 1 (a unidade) e 6 (a perfeição), constituindo-se o número místico por excelência. O 7 também resulta de 3 (o Céu, Yang, masculino, o domínio do espírito) e 4 (a Terra, Yin , feminina, o domínio da matéria), pelo que é considerado o número da unificação dos planos da existência.
O Septagrama representa os sete dias da semana, os sete regentes planetários, os sete chakras principais, os sete metais alquímicos, as sete cores do arco-íris, as sete notas da escala musical, entre outros. Utilizado como um diagrama, serve para visualizar as associações que existem entre estes símbolos.
A figura acima mostra cada uma das pontas do Septagrama associada a um dos planetas da astrologia clássica. Começando na ponta superior, representativa do Sol, e dirigindo-se no sentido dos ponteiros do relógio, obtemos a sequência dos planetas e as respectivas correspondências:
Sol - Domingo - Ouro
Lua - Segunda - Prata
Marte - Terça - Ferro
Mercúrio - Quarta - Mercúrio
Júpiter - Quinta - Estanho
Vénus - Sexta - Cobre
Saturno - Sábado - Chumbo
Como dito, o Septagrama tem muitas equivalências e aplicações. Uma das suas formas de utilização mais divulgadas é como selo de invisibilidade, para ocultar segredos, para proteger objectos da curiosidade alheia e para ajudar o mago a passar despercebido quando disso necessita. Foi utilizado por ocultistas ao longo de toda a História - um dos mais célebres, sem dúvida, foi Aleister Crowley que o adoptou como símbolo da sua Ordem da Estrela de Prata. Actualmente, é um dos símbolos da tradição Faerie Wicca, sendo também utilizado por muitos outros neo-pagãos que procuram símbolos de religação com as antigas tradições europeias.
Imagens extraídas da internet.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Oque É A Wicca? (Completo)
ParanormalWicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculinos e femininosque interagem com a natureza, e...