heya! então, já que o tema é genero, vou trazer minha opinião de feminista interseccional. tenho que frisar que nem todas as correntes do feminismo concordam com isso.
(ao invés de sexo, o que eu iria colocar gênero, porque existem mais que só dois gêneros e pá)
primeiramente, falemos do feminismo. é uma luta de igualdade de gênero, sendo o único que sai beneficiado dessa opressão, o homem cis (não importa se hetero ou não. a luta do homem cis não hetero é outra). então, temos que concordar que qualquer coisa que saia do espectro do homem cis binário se encaixa nos padrões para ser um militante ativo feminista.
o homem cis binário pode, portanto, ser um pró feminismo, nunca podendo liderar o movimento, mas podendo militar, e falar sobre o assunto, tomando cuidado em não falar algo machista sem querer.
certo, isso já estabelecido, falaremos do homem trans primeiramente. sobre ele foram estabelecidos padrões do que é ser mulher, forçando a feminilidade e o pronome devido ao órgão sexual//seus cromossomos. ele entende a opressão sobre outros gêneros mais que ninguém. aliás, muito se é falado que existe mais atenção para mulheres trans que homens trans, já que mulheres trans "nasceram" homens. essa não é a discussão do momento, no entanto. a questão é: homem trans não é mulher que tem vergonha de ser mulher, como certos grupos feministas assumem. homem trans é um homem que sofre tanto, ou geralmente mais, que a mulher cis na batalha de gênero. portanto, deve militar para o feminismo sim, se assim sente vontade. pessoas não deveriam obrigar//impedir homens trans de militar. isso é errado.
agora, a mulher trans. nossa, o debate da mulher trans no movimento feminista dá quase em porrada. algumas feministas pensam que mulheres trans não são verdadeiramente mulheres, pois nasceram com um pênis e não sofrem a opressão sexual. muitas mulheres trans falam que a liberdade sexual delas provem da criação como se do gênero masculino, isso é verdade, mas isso não tira o fato de elas serem mulheres. não importa o que elas tem//tiveram entre as pernas, o que importa é o que elas representam para o mundo, e isto vai contra o conceito cis binário de gênero.
agora falemos de não binarie. bem, não binaries vão totalmente contra o conceito de binariedade de gênero, lutando contra todo o sistema de gênero criado pelo patriarcado. preciso falar mais?
bem, essa é minha opinião. podem deixar a de vocês aqui, se quiserem!💞
•••
mídia LGBTQIA+ da semana!
bem, vou recomendar algo mais educacional. é um vídeo de 7 minutos com uma mulher trans e uma cis explicando o significado de feminismo intersec e falando sobre s importância da mulher trans no movimento feminista.
•••espero que tenham gostado! próximo capítulo irei me aprofundar em não binaries!
perguntas? dúvidas?
beijos!
emanu☀️
VOCÊ ESTÁ LENDO
explanando as lgbtqia+
Randomduvidas // questões // debates LGBT+ "o que é gênero?" "tudo bem eu ser hetero e pegar menino trans?" "eu não me sinto menina ou menino" "não quero ser bi. mas não quero ser lésbica. e não quero ser het. o que eu sou?" se você tem essas perguntas...