A deusa do céu Nut e seu marido, o deus da terra Geb, eram tão unidos que nada podia existir entre eles; os filhos de Nut também não podiam nascer. Então Shu, pai deles, os separou, mantendo o corpo de Nut no alto para que as coisas vivas pudessem existir na terra. Nut deu à luz a dois conjuntos de gêmeos: Osíris e Ísis, e Set e Néftis. Ísis e Osíris amavam um ao outro, mas Néftis odiava Set; ela também amava Osíris. No nascimento de Osíris uma voz se ouviu no mundo inteiro, dizendo: - O senhor de toda a terra nasceu! Osíris tornou-se rei do Egito e governava sabiamente, tendo Ísis como sua rainha. Ele estabeleceu as leis, ensinou o povo como cultivar e como adorar os deuses.
Osíris só tinha um inimigo: seu ciumento irmão Set. Set secretamente mediu o corpo de Osíris, e construiu um caixão no qual ele cabia com exatidão. Então deu uma festa e convidou seu irmão. Ele exibiu o magnífico caixão e disse que o daria de presente a quem coubesse nele. Todos os convidados foram se deitando no caixão, mas eram pequenos demais. Finalmente Osíris deitou-se; seu corpo cabia perfeitamente. Então Set e seus amigos puseram a tampa e derramarram chumbo derretido por cima, para selar o caixão, e jogaram o caixão no Rio Nilo. Quando Ísis soube o que tinha acontecido com seu marido, foi atingida pela tristeza. Cortou seus longos cabelos, vestiu-se de luto e saiu em busca do caixão. Ninguém a quem perguntava pôde lhe contar o que tinha acontecido; finalmente, algumas crianças que brincavam perto do rio lhe contaram onde estava. Ísis trouxe o caixão de volta para seu palácio, e convocou o deus com cabeça de chacal, Anúbis, para embalsamar o corpo de Osíris. Mas, antes, ela se transformou em gavião e, pairando em cima de Osíris, abanou respiração para dentro de seu corpo com as asas. Ela o reviveu o suficiente para conceber um filho, Hórus. Depois escondeu o filho da ira de Set. Set, caçando ao luar, descobriu o caixão aberto e, em sua raiva, despedaçou o corpo de Osíris em quatorze pedaços, que espalhou pelo país. Ísis viajou por todo o Egito em um barco de junco, reunindo os pedaços do corpo de Osíris e enterrando cada pedaço onde o encontrava. Osíris foi governar a outra terra, onde julga as almas dos recém-mortos. Mas quando seu filho Hórus cresceu, Osíris voltou para pedir-lhe que vingasse sua morte. Assim, Hórus e Set começaram a luta eterna entre o bem e o mal. Às vezes um parece vencer e às vezes o outro, mas nenhum dos dois pode ser vencido. Diz-se que quando Hórus finalmente derrotar Set, Osíris voltará para a terra dos vivos para ser rei novamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lendas Mitológicas Em Geral
Short StoryE aí,galera! Vocês curtem mitologia? Se sim,este é o livro certo! Aqui você vai achar contos tanto sobre mitologia como algumas situações de diversas religiões. Que fique claro,que nada está sendo posto no intuito de ofender ou dar maior valor a de...