Vamos aos fatos.
Vou falar aqui alguns assuntos técnicos sobre a monarquia e no próximo irei falar sobre a história do Império.
(Texto baseado nos escritos da página oficial da monarquia)
1) O que é monarquia?
É um sistema de governo, o qual o Estado é chefiado pelo monarca vitalício. O monarca recebe um título (Rei, Imperador, Xá, Emir, etc.) e normalmente tem o obtém de forma hereditária, ademais existirem monarquias eletivas (como o a eleição do Papa, monarca do Vaticano, por exemplo).
2) O monarca é um ditador?
NÃO, de forma alguma. As monarquias modernas, parlamentaristas, por exemplo, são mais democráticas, sendo que a chefia do Estado esta desassociada da chefia do Governo.
O monarca representa uma balança harmonizando os três poderes. Não estando atrelado a qualquer legenda política ou ideologia lhe é muito mais fácil impedir que um poder invada o espaço de outro. Isso é uma distorção típica do presidencialismo onde o presidente, agrega as duas figuras, pendendo a balança para o seu lado.
Notoriamente os países mais democráticos do mundo são monarquias (veja o rank mais abaixo).3) O que é Chefe de Estado?
Representa o Estado, não tendo funções administrativas. O Monarca chefia as forças armadas, representa o país nas relações internacionais, em alguns casos pede a formação de um novo governo ou dissolve um parlamento que não considera representativo. O argumento de que "o Monarca é simbólico" não é verdade. Ele tem poder, o poder moderador. A balança harmonizadora.
4) O que é Chefe de Governo?
É a figura administrativa, o gestor dos recursos do Estado. Em uma monarquia esse papel cabe a um gabinete de ministros escolhidos por um Primeiro Ministro escolhido dentre os do parlamento. O Primeiro Ministro poderia ser alguém mais capacitado.
5) Uma monarquia é mais "cara"que uma república? Monarquia só serve pra dar regalias e sustentar uma família monarca!
Esse argumento ou desculpinha é muito comumente usado. Em 2017 o povo Brasileiro pagou trilhões em impostos, você paga o salário de 513 deputados, 81 senadores e ex-presidentes, e todo o tipo de político que você imaginar -- sem contar com o gasto irracional deles. Faça um comparativo entre o quanto o Brasil gasta com politicos republicanos e olha o gasto com a monarquia Inglesa (que é a mais luxuosa e gasta BEM MENOS do que a república brasileira).
Aqui cabe um exemplo: segundo dados de 2006 a monarquia britânica (a mais onerosa do mundo) custou 73 milhões de dólares. A presidência da republica do Brasil no mesmo período custou 165 milhões de dólares, mais que o dobro.
O exemplo acima ainda é esdrúxulo, pois desconsidera muitos fatos que aumentariam ainda mais esta diferença. Em especial a monarquia brasileira foi das mais frugais.
6) O monarca se submete à quem?
Ao POVO. A legitimidade do monarca nasce de sua representatividade identificada e comungada pelo povo. Ele não se rende a quaisquer siglas políticas ou ideologias, ele é o defensor da nação, de seus costumes, de sua dignidade. Se você ler o livro do Hoppe em relação à democracia, no capítulo em que ele fala da Monarquia, vai ver que até os liberais admitem que a Monarquia é um sistema superior.
Alguns dados:
7) Dentre os melhores países do mundo a esmagadora maioria são monarquias.
1º. Finlândia República*
2º. Suíça República**
3º. Suécia Monarquia
4º. Austrália Monarquia
5º. Luxemburgo Monarquia
6º. Noruega Monarquia
7º. Canadá Monarquia
8º. Holanda Monarquia
9º. Japão Monarquia
10º. Dinamarca Monarquia
Fonte: Newswek* É uma república desde 1917, antes era um Grão-Ducado e ainda mais anteriormente fazia parte do reino da Suécia. Curiosamente seu brasão apresenta um leão coroado, relembrando suas origens monárquicas.
** Um caso diferenciado de República a Suíça é uma democracia direta, ou seja, o povo opina diretamente nos papeis estatais, normalmente por meio de referendos e plebiscitos. Essa configuração política é antiqüíssima e remota aos anos de 1200. É difícil precisar mais o país aproveita-se de uma imensa gama de vantagens para manter sua continuidade como: pequeníssima extensão, neutralidade, isolamento geográfico, sistema bancário, etc.
8) Monarquias são mais democráticas que repúblicas.
Um grupo que luta pelo poder, costumeiramente, busca de imediato após sua "conquista" perpetuá-la por meio da extinção dos adversários, do cerceamento das liberdades individuais e da censura - isso ocorre sempre, em níveis maiores ou menores, mas sempre.
Um monarca não vê seu poder ameaçado, ele é perpétuo. Na última das verdades seu poder somente poderia ser ameaçado caso lhe falhasse na sua missão mor que é garantir o equilíbrio entre os poderes.9) Monarquias são menos corruptas (ou corruptíveis) que repúblicas.
É um reducionismo, mas não invalido a idéia simples de que o "Rei já é Rei". Ao que serviria a um rei se envolver em corrupção se ele já é dono das terras e tem a sua disposição recursos incalculáveis? Por que roubar o que já é dele? Não faz sentido.
10) O Brasil nasceu e é por direito uma monarquia.
Na escola aprendemos que os portuguêses são uns babacas, aprendemos diversas coisas sobre o período colonial, mas nem sequer nos aprofundamos no primeiro e segundo reinado e na história do império brasileiro. Infelizmente, graças ao nosso atual sistema educacional tendencionista e corrompido, nem todos sabem que o Brasil nasceu Império do Brasil. Que seus monarcas pertenciam às mais respeitadas e casas reais do mundo. Que foi durante o período monárquico que o Brasil se tornou independente. Que foi durante o reinado que se aboliu a escravatura. Que durante o 1º o 2º Reinado o Brasil se desenvolvia a passos largos. Que durante esse tempo reinava a estabilidade econômica e institucional. Que foi o período mais democrático de sua história não havendo censura ou perseguições.
Essas são só algumas das curiosidades.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O que é Monarquia?
Non-FictionEsta obra reúne uma série de debates e escritos em prol da causa monárquica. Aqui inclui textos da própria casa Imperial e Real Brasileira, além de textos formulados com base em debates com monarquistas, professores e estudantes da causa. Conhecer a...