PREFÁCIO

303 4 0
                                    

Acho difícil encontrar alguém que não conheça ou nunca tenha ouvido falar da fábula dos três porquinhos na atualidade. A Walt Disney imortalizou a história dos três irmãos que, unidos, derrotaram o lobo mau. O que muita gente não sabe é que esta fábula data de muitos séculos, e ninguém consegue precisar quando foi que sucedeu a história que foi sendo contada de geração à geração até virar desenho animado.

Existem outras versões, dentre elas, a mais antiga não termina com três porquinhos bem sucedidos contra o lobo. Pelo contrário, nessa versão macabra da história, o lobo mau come os dois primeiros porquinhos e, não conseguindo entrar na casa do terceiro, decide descer pela chaminé. Percebendo a estratégia do lobo, o terceiro porquinho sabiamente acende a lareira, colocando sobre ela um caldeirão com água para ferver. Ao descer pela chaminé o lobo cai na água fervente e é cozido com os dois irmãos porquinhos dentro da barriga, que lhe servem de recheio, virando a refeição do terceiro porco mais esperto.

Claro que nenhuma dessas narrativas é a verdadeira. Talvez a última convença mais porque, em algumas situações, os porcos podem praticar canibalismo e devorar uns aos outros. No entanto, o caso aqui são os fatos reais, no que a única coisa que todas as versões sobre os três porquinhos têm em comum é a convicção de que eram três irmãos que decidiram cada qual construir a sua própria casa, mas que apenas um deles foi engenhoso o suficiente para levantar uma construção sólida, segura e resistente, ou seja, apenas um deles se deu bem na história. Nas duas versões o lobo se dá mal e os dois primeiros porquinhos têm suas casas destruídas, ficando sem teto na versão contada por Walt Disney ou virando recheio de lobo na fábula macabra.

Mas, o que de fato aconteceu?

Sem querer bancar o detetive Sherlock Holmes, o que todos nós sabemos com certeza até este momento é que haviam três porquinhos, três casas e um lobo. O que será revelado nos próximos capítulos são os detalhes mesquinhos que antecederam o ataque do lobo, bem como os acontecimentos póstumos. Só não posso garantir que o terceiro porquinho se deu bem nessa história.

Os três porquinhos: a história não autorizada  #SimplesmenteEscrevaOnde histórias criam vida. Descubra agora