10 de janeiro
11h01
Ponto de equilíbrio
Escrevo isto em uma pausa entre duas reuniões. Estou sentado em um banco do parque que fica bem embaixo do escritório onde trabalho. Dado que com a nova lei não se pode fumar nos locais de trabalho (nem mesmo em meu próprio escritório), cada vez que quero dar uma fumada, preciso me exilar aqui, no frio. Felizmente, daqui dá para pegar umas redes wi-fi, de modo que posso descer com notebook e navegar na internet.
As notícias que saem nos diversos sites não podiam ser mais confusas, e quase todas elas são preocupantes. A situação na Rússia parece esta completamente fora de controle apenas duas semanas depois do assalto checheno. A lei marcial parece não ter servido de nada e o caos está se espalhando por todo o país. Como era previsível, o apagão da internet ordenado por Putin foi inútil, pois muitos servidores russos estão situados em outros países, de modo que a informação sobre o que está acontecendo lá continua chegando pela rede (de fato, a ÚNICA informação além dos informes oficiais). Muitos blogueiros russos falam de patrulhas militares nas ruas, toques de recolher e até tiros indiscriminados. Alguns até mencionam casos de antropofagia. Imagino que isso se deva ao fato de, por conta do caos desatado, muitas regiões terem ficado totalmente desabastecidas. Evidentemente, nada disso está confirmado e o governo russo desmente absolutamente tudo, comunicado após comunicado. Segundo o ministro da Defesa russo, as revoltas são obra de extremistas muçulmanos que querem desestabilizar o governo. A verdade é que a credibilidade do governo russo desabou e toda a imprensa internacional o cita com muitas reservas.
A única coisa certa é que as medidas de segurança em volta das centrais nucleares e das bases de mísseis russa foram reforçadas, segundo o secretário de Defesa norte-americano, que cita fontes da Inteligência (CIA) e imagens de seus satélites. Por sua vez o governo norte-americano ordenou a repatriação de todos os seus cidadãos residentes na Rússia. Ao que parece, há vários mortos e feridos entre eles, já que muitos eram cooperantes de ONGs destacadas no Daguestão. Estão chegando aos Estados Unidos desde hoje cedo e a CNN+ mostrou a imagem de alguns deles descendo dos aviões em macas, e com uma aparência péssima.
Tropas norte-americanas estão sendo retiradas do Iraque para serem levadas aos Estados Unidos, onde corre o rumor de que poderiam elevar o nivel de alerta terrorista para vermelho. Quase todas essas tropas irão por via aérea, com escala na base de Ramstein, na Alemanha.
Notícia de Última Hora: há casos de febre do Nilo russa, que é como a chamam agora, no norte do Irã, e parece que também no Kurdis-tão iraquiano. Os fóruns na internet estão pegando fogo e os pregadores do Fim do Mundo estão se deliciando nos blogs. Sinceramente, acredito que não é pra tanto; aposto que, no fim, tudo isso vai ser como gripe aviária.
10 de janeiro
11h43
Ponto de equilíbrio (II)
Como dizia..., igual à gripe aviária. Mas, como diz o anúncio, não vai ser, não. O Reino Unido acaba de anunciar que vai suspender a aplicação do Tratado de Schengen de livre circulação pela União Europeia e que vai instalar controles sanitários nas fronteiras. Outros países, como Dinamarca, Suécia, Finlândia (está faz fronteira com a Rússia), planejam fazer o mesmo. O chefe do governo anunciou uma coletiva de imprensa para hoje ao meio-dia, e imagina-se que vai falar das medidas que a Espanha tomará a respeito.
As rádios estão soltando fumaça, e é surpreendente descobrir tudo o que todo mundo sabe de medicina. Minha irmã ligou de Barcelona para dizer que a Generalität vai fazer uma vacinação em massa da população. Mais vacinação contra o que? Acho que ninguém tem a menor idéia de nada e todos tentam dar palpites... como sempre.
10 de janeiro
22h03
Ponto de equilíbrio (III)
A base de Ramstein foi declarada em quarentena, segundo informações do Google News. Os membros da OMS mandados da Rússia para lá parecem ter contagiado o pessoal sanitário da base militar. Todos os vôos militares norte-americanos estão sendo desviados para outros países.
O ministro da Defesa apareceu na TV dizendo que o governo espanhol autorizou os aviões norte-americanos a sobrevoar o território nacional. Pode ser até que utilizem Rota como base de apoio.
Alguém colocou uma imagem de Ramstein na internet.
Quase não se vê nada, são apenas duas pessoas vestidas com o que parece ser trajes medicos de isolamento, que conversam na porta de um barracão. Mas há algo inquietante em tudo isso...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apocalipse Z - O Princípio do Fim
AventuraEm uma pequena cidade espanhola, um jovem advogado leva uma vida tranquila e rotineira. Um dia, porém, começa a ouvir notícias sobre um incidentes médico ocorrido em um país remoto do Cáucaso. Apesar de aparentemente corriqueiras, as notícias chamam...