Símbolos

2.8K 52 7
                                    

O termo símbolo, com origem no symbolon (σύμβολον), designa um tipo de signo em que o (realidade concreta) representa algo (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade (como no caso da que representa o , porque ela é uma parte do todo que é imagem do morto). Charles Sanders Pierce desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de , encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que sejam reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (, etc.).

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode, também, estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação ou como também ou mesmo .

Símbolos gravados há mais de 60 mil anos na casca de de podem evidenciar o mais antigo sistema de representação simbólica usado por humanos modernos. Os sinais repetitivos e padronizados foram encontrados em , na , e foram destacados em artigo na revista (PNAS).

A é a que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral. Outras disciplinas especificam metodologias de estudo consoante à área, como a , que se ocupa do simbolismo na , ou seja, das , ou a , que, entre outros, se debruça sobre a interpretação do simbolismo nos .

Interpretação Dos Símbolos Onde histórias criam vida. Descubra agora