Satanismo de lavey

566 0 0
                                    

O Satanismo LaVeyano ou Satanismo de LaVey foi fundado em por . Sua crença se baseia na ideia de que Satã é um (e não um ser) positivo. Seus ensinamentos também são baseados no , na e na moral da , com influências dos rituais e cerimônias do ocultista e dos filósofos e . Empregando a terminologia de Crowley, os praticantes definem o como o "", religiosa e filosoficamente, rejeitando o tradicional "Caminho da Mão Direita" de religiões como o por sua percepção da negação da vida e ênfase na culpa e na .

LaVey procura mostrar, por meio da Bíblia Satânica, o Satanismo como uma adoração do próprio eu.

Diga dentro do seu próprio coração, "Eu sou o meu próprio redentor. (Bíblia Satânica)

Justifica que o uso de "imagens" como instrumento de acesso, ainda que procure valorizar símbolos dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana, negando uma adoração.

É, além disso, completamente fácil entender como uma certa espécie de adoradores do demônio foi criada através das invenções dos teólogos. (Bíblia Satânica)

Acaba por fim apresentando a Satã como proclamação da invocação da abertura dos poderes após os portais, e apresentando-se como os verdadeiros adoradores do inefável Rei do Inferno.

Porque eu sou o servidor do mesmo, seu Deus, o verdadeiro adorador do mais alto e inefável Rei do Inferno! (Bíblia Satânica)

Anton LaVey fundou a primeira e maior organização de suporte religioso, a Church of Satan () em , e escreveu as crenças e práticas satanistas publicadas sob o título de The Satanic Bible () em . De acordo com a Igreja de Satã, há muitos satanistas pelo mundo, incluindo membros e também não-membros. Ela rejeita a legitimidade de quaisquer outras organizações de satanistas, chamando-os de cristãos-reversos e pseudo-satanistas. Embora o número exato de membros nunca tenha sido divulgado, estima-se que o número esteja em torno das dezenas de milhares.

História

Na de , iniciou a Igreja de Satã. Ele já havia promovido eventos de leitura em sua mansão, conhecida como , cobrando dois para a entrada. Com seus associados mais próximos, ele formou a "Magic Circle", onde era executada magia cerimonial. Foi sugerido a LaVey que ele já tinha acumulado material e experiência suficiente para iniciar uma religião organizada.

A Igreja de Satã atraiu grande publicidade. Seu uso de mulheres nuas nos altares e performances de satanistas e serviços funerais trouxe grande atenção para a organização. Anton LaVey raspou sua cabeça e passou a usar um colar simbólico, às vezes chegando a usar chifres para completar sua imagem do demônio. Sua personalidade extravagante atraiu muitos seguidores e admiradores.

Em , LaVey publicou The Satanic Bible () que, até os dias de hoje, continua sendo a leitura mais definitiva sobre o assunto do Satanismo LaVey, descrevendo os conceitos básicos, a filosofia e os rituais da religião. Um livro complementar, The Satanic Rituals (Os Rituais Satânicos), publicado em , apresenta uma série de rituais associados ao Satanismo através dos tempos, mas não necessariamente ligados às crenças satanistas. LaVey também lançou outro livro para expandir sua ideologia, o The Satanic Witch (A Bruxa Satânica), antes publicado como The Compleat Witch (A Bruxa Habilidosa), e dois ensaios: The Devil's Notebook (O Caderno do Demônio) e Satan Speaks! (Satã Fala!).

Desde a sua criação, muitos indivíduos tentaram recriar o sucesso de LaVey fundando novas organizações clamando ser o "verdadeiro" Satanismo, mas a maioria teve existência curta e acabou caindo no esquecimento. Alguns, entretanto, acabaram conseguindo sucesso, provavelmente por seus fundadores terem tido uma forte ligação com a Igreja de Satã no passado. As razões para o rompimento com LaVey citadas foram diferenças ideológicas ou a comercialização da instituição, e a busca por uma elitização e obscuridade anteriormente existentes. Um exemplo notável é a formação do Templo de Set em por Michael Aquino, ex-membro da Igreja de Satã, que citou discordância com o de LaVey. Aquino acreditava numa divindade viva, que ele dizia ser Set.

Interpretação Dos Símbolos Onde histórias criam vida. Descubra agora