A Rosa dos Ventos simboliza a luz e sorte, podendo significar também a necessidade de mudanças, de encontrar uma direção, um caminho a seguir. A Rosa dos Ventos mostra a direção dos quatro sentidos fundamentais de orientação geográfica.
O símbolo da Rosa dos Ventos representa uma volta completa do horizonte, com seus pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste; pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste; e pontos subcolaterais: nor-nordeste, lés-nordeste, lés-sudeste, su-sudeste, su-sudoeste, oés-sudoeste, oés-noroeste e nor-noroeste.
A Rosa dos Ventos é um dos símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, simbolizando também a sorte e bons ventos.
Considerado um instrumento muito importante utilizado desde muito tempo pelos marinheiros, representou uma grande revolução para a navegação, já que a sua descoberta permitiu expandir os horizontes marítimos mediante a exploração de mares abertos em quaisquer condições temporais.
Muitas vezes a Rosa dos Ventos pode estar relacionada com as chamada "oito portas", as oito direções do espaço marcados pelos quatro pontos cardeais que representam os quatro elementos (terra, água, ar e fogo); e os quatro estados intermediários da matéria (o seco, o úmido, o frio e o quente). Nesse sentido, a Rosa dos Ventos simboliza a unidade dos elementos do universo.
Origem das Rosa dos Ventos
Inventado aproximadamente no século XIV, a Rosa dos Ventos foi um instrumento de função cartográfica, tendo origem nas navegações pelo mar mediterrâneo, utilizada pra indicar a posição dos ventos, as direções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezesseis ventos complementares (totalizando 32 direções). Em 1302, Flávio Gioia alterou a bússola que era usada a bordo de uma embarcação, de forma a colocar a agulha desse instrumento sobre um cartão com um desenho de uma Rosa dos Ventos.
O termo "Rosa dos Ventos", surgiu justamente devido à semelhança dos pontos cardeais com as pétalas das rosas.
Rosa dos Ventos na Máfia Russa
A Rosa dos Ventos é um dos símbolos mais usados em tatuagens entre os membros da máfia russa, e significa supremacia, superioridade, muitas vezes associada a questões raciais. Quando é tatuada nos joelhos, a Rosa dos Ventos indica que aquela pessoa não se ajoelha e nem se dobra diante de ninguém e de nenhuma força, nem mesmo de Deus. Quando a Rosa dos Ventos é tatuada acima do coração, significa que a pessoa se tornou um membro da máfia russa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Interpretação Dos Símbolos
Non-FictionSimbologia é o estudos de símbolos, um símbolo fala mais do que mil palavras. O livro abordará sobre símbolos e seus significados pelo mundo. A inspiração para esse livro, é o personagem "Robert Langdom", dos livros de Dan Brown. Robert Langdon é um...