illuminati

515 3 0
                                    


Os Illuminati (plural da palavra em illuminatus, "iluminados") É um nome dado a vários grupos, tanto reais quanto fictícios. Historicamente, o nome geralmente se refere aos Illuminati da Baviera, uma da época do fundada em de . Os objetivos da sociedade eram opor-se à , ao , à influência religiosa sobre a vida pública e aos abusos de . "A ordem do dia," escreveram em seus estatutos gerais, "é colocar fim às maquinações dos perpetradores da injustiça, controlá-los sem dominá-los". Os lluminati — juntamente com a e outras sociedades secretas — foram proibidas por um do soberano bávaro , com o encorajamento da , em 1784, 1785, 1787 e 1790.

Muitos intelectuais influentes e políticos progressistas se consideraram membros, como e o diplomata , que era o segundo no comando da Ordem. Atraiu literários como e e duques reinantes de e .

Origens

(1748-1830) um professor de e filosofia prática na era o único professor não-clerical em uma instituição dirigida por jesuítas, cuja ordem tinha sido dissolvida em 1773. Os jesuítas de Ingolstadt, no entanto, ainda mantinham algum poder na Universidade que continuaram a considerar como sua. Foram feitas várias tentativas para frustrar e desacreditar o pessoal não clerical, especialmente quando o material do curso continha qualquer coisa que eles consideravam liberal ou protestante. Weishaupt tornou-se profundamente anti-clérigo, resolvendo espalhar os ideais do (Aufklärung) através de um tipo de de indivíduos de opiniões semelhantes.

A Ordem dos Illuminati da Baviera foi fundada na noite de a de (véspera da famosa ) em uma floresta perto da cidade de , no estado da , sul da Alemanha, onde um pequeno grupo de jovens criou e prometeu cumprir os fins da sociedade. Entre aqueles que estavam naquela noite, sabe-se apenas a identidade de três: , e . O fato de que não se sabe exatamente quem estava presente naquela noite foi a causa da especulação sobre o número de pessoas que criaram a ordem, alguns dizem que eram apenas quatro e outros argumentam que foram treze. Após a fundação, Adam Weishaupt (que se proclamou a si mesmo o nome simbólico de Spartacus) atraiu seus primeiros seguidores, um estudante de chamado e um de chamado (Frater Philon) que já havia sido iniciado na e, posteriormente, desenvolveu o Rito dos Illuminati da Baviera, junto com Weishaupt, a quem foi introduzido na loja de Munique: Theodor zum guten Rath.

Graças às habilidades de von Knigge, os Illuminati rapidamente se espalham pela , , , , , e outras partes da e afiliando personalidades como (Damasus), (Abaris), , o Conde de (Leonidas), o lendário alquimista , entre outros. Alguns nobres como o duque de Saxe-Weimar e de Saxe-Gotha, os príncipes e , Conde de Stolberg e o Barão , também figuraram dentro da iniciação iluminada.

Incentivado pelo seu sucesso em conseguir recrutar um grande número de pensadores, filósofos, artistas, políticos, banqueiros, analistas, etc; Adam Weishaupt tomou a decisão de juntar-se a Maçonaria por meio de Von Knigge, e ordenou a infiltração e dominação da mesma.

Em de , numa reunião da maçonaria continental realizada no Convento de , os Illuminati tentaram unificar e controlar sob a sua autoridade todos os ramos da Maçonaria. Embora tenham conseguido se infiltrar nas lojas em toda a Europa, a , a e os iluminados teósofos de Swedenborg decidiram não apoiar os planos de Weishaupt, contrariando assim algumas das ambições da Ordem.

Devido ao fracasso do movimento, Von Knigge renunciou pensando que seria inútil continuar com os planos e foi para , onde passou seus últimos anos. Entretanto, Weishaupt recebia a ofensiva dos Maçons da Inglaterra e dos , a quem denunciou em seus escritos, argumentando que a Grande Loja de Londres em si foi criada em por pastores protestantes, que não foram iniciados na Maçonaria, isto é, que foi fundada por profanos sem documentos válidos ou provas.

Interpretação Dos Símbolos Onde histórias criam vida. Descubra agora