Inbound e Outbound Marketing
O tradicional versus o novo. É basicamente sobre essa velha discussão que estamos falando quando abordamos as diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. São modelos que apresentam diferentes focos: enquanto no primeiro caso a ideia é conquistar a atenção do cliente de forma orgânica e espontânea, planejando o funil de vendas até a conversão, no segundo caso temos uma abordagem mais agressiva do marketing, movida, principalmente, pelo setor de vendas. Um exemplo é o marketing digital em comparação com o telemarketing.
Afinal de contas, qual é o modelo certo a ser adotado? Pode ter certeza de que se houvesse uma resposta definitiva para essa questão, ela não seria tão debatida no mundo empresarial atualmente. A verdade é que, tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound marketing, podem ser extremamente eficazes se aplicados da melhor maneira possível. Claro que, no segundo caso, normalmente é necessário investir mais recursos para ter sucesso, já que estamos falando de uma ação de larga escala.
Falar de marketing digital e não falar de Inbound e Outbound marketing é impossível. Essas duas expressões em inglês deixam claro o formato e a diferença entre o marketing tradicional e o digital, veja os exemplos.
O Inbound marketing, está diretamente ligado ao compartilhamento e criação de conteúdo, é considerado a principal ação do marketing digital, pois seu formato consiste em criar conteúdo e atrair clientes criando um processo de vendas em formato de um funil de prospecção e relacionamento até a fase da venda acontecer. Ou seja, você vai preparando o seu futuro cliente, deixando-o mais seguro de que ele precisa do seu produto, pois seus benefícios ficam claros em relação a sua necessidade. Com ações de Inbound, você não força a barra, deixa seu cliente definir o momento da venda e com isso poder ter resultados muito expressivos. Um exemplo de Inbound marketing, é quando passamos a acompanhar alguma empresa pelas redes sociais, viramos fãs de seus produtos e quando vemos, já viramos clientes.
Na outra ponta está o Outbound marketing, ligado ao modo tradicional, ou seja, vai direto ao ponto, que consiste basicamente em conquistar o cliente e fechar uma venda, utilizando um único canal de comunicação. É o que vemos no nosso cotidiano com panfletos de promoção, outdoors, anúncios no rádio e na TV. Note que não há o interesse em se relacionar com o cliente, mas sim, convence-lo em um único momento que tal produto é bom e você deveria compra-lo.
Há, ainda, a velha abordagem a ser adotada. Pode parecer que, por existirem cada vez mais plataformas disponíveis para se investir no marketing, o Outbound Marketing esteja ultrapassado. Acontece que muitas empresas ainda utilizam a estratégia. Por que? Porque dá certo! Embora seja exigida uma estrutura muito maior e, portanto, mais cara, estratégias como o Telemarketing e a promotoria de vendas ainda são eficazes.
Apesar do nível de rejeição, por parte do cliente, ainda ser muito grande nesse tipo de abordagem, mas se considerarmos um sistema que funcione em larga escala, o resultado a curto prazo certamente será benéfico.
Sobre as estratégias de Inbound e Outbound marketing, ainda é possível reforçar o modo que são constituídas e os objetivos específicos que espera-se atingir com a execução de tais práticas. Vale ressaltar que o planejamento adequado de cada ação, facilita muito todo o processo e visa garantir mais efetividade nas ações propostas e resultado obtidos. Dentre algumas estratégias e táticas utilizadas dentro desta linha, podemos destacar algumas ações que merecem maior atenção:
Geração de leads: Leads são pessoas que de alguma forma estão interessadas nos produtos e serviços de sua empresa. Para gerar mais leads para seu negócio, é preciso definir e focar nos nichos de mercado que a empresa pretende realizar sua atuação. Após isso, o grande detalhe é encaminhar esses leads para o setor comercial. Afinal, os leads já demonstraram de alguma forma que tem interesse em seu produto ou serviço.
E-mail marketing: A forma correta de utilizar essa ferramenta pode dizer muito sobre o sucesso que você terá, ou não, com uma campanha de marketing digital, aqui mais uma vez, a dica é direcionar e-mails marketing para um público-alvo previamente definido, que já demonstrou interesse por seu produto ou serviço.
Anúncios em Social Media: A promoção de conteúdos de qualidade tem sido o grande responsável pelo sucesso da atração de leads. Explorando ao máximo as ferramentas do inbound marketing, é possível atingir número bem expressivos.
Deste modo, fica fácil identificar que não existe um método certo ou errado, evidentemente o Inbound Marketing é uma tendência nova e bastante recomendada para as empresas, principalmente se considerarmos os seus baixos custos e o fato de que a abordagem é feita de forma menos agressiva. No entanto, não podemos negar que o Outbound Marketing ainda oferece uma série de benefícios, principalmente se considerarmos as necessidades no curto prazo. No entanto, entre uma ou outra escolha, o ideal é sempre manter a opção de Inbound Marketing no seu planejamento, mesmo quando sua empresa opere basicamente pela outra modalidade. Isso porque estamos percebendo uma mudança de perfil do consumidor, cada vez mais exigente e questionador.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MARKETING DIGITAL
AcakO marketing digital surgiu para facilitar o modo como empresas podem comunicar-se com seus clientes, aproveitando as novas tendências tecnológicas, facilitando o entendimento e recebimento de informações nesse cenário de mudanças velozes e desafiado...