Dia das Mulheres

1.3K 156 23
                                    

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Você já parou para pensar qual o significado por trás da data?

O que comemoramos nesse dia?

O dia internacional da mulher surgiu no final do século XIX e no início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas pelo direito de uma vida melhor, trabalho e direito ao voto.
A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutavam por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas.

Após 1945 a data tornou-se principalmente um feriado comemorado nos paises do chamado bloco comunista.
Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920, tendo sido esquecido por longo tempo e recuperado pelo movimento feminista na década de 1960.

Na atualidade, a celebração perdeu parcialmente seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

E aí, eu novamente pergunto: Você já se perguntou o que comemoramos neste dia?

Comemoramos as conquistas sociais, econômicas e política que as mulheres lutaram para conseguir durante anos a fio.

Hoje, nós não precisamos de mimos e nem rosas vermelhas. Precisamos saber que nosso protesto está sendo escutado pela nação, que nossa luta está sendo valorizada, porque ainda a muitas coisas para conquistarmos. Nossa luta está longe de acabar, mas quanto mais unidas estivermos mais chances temos de mostrar que lutamos por igualdade e conseguimos isso e muito mais. Nós nos desconstruimos da cultura machista e nos reinventamos como pessoas dignas de respeito e igualdade.

Algumas pessoas pensam que essa data é para comemorarmos, mas não. É para refletirmos que estamos lutando desde muito tempo e ainda a muito pelo o que lutar.
*

Oiii meninas! Tudo bem?

  Hoje a escola em que estudo convidou a estudante Ana Carolina para dar uma palestra sobre o feminismo. No princípio fiquei perplexa pois nenhuma das escolas que estudei se posicionou dessa forma e eu fiquei muito feliz de saber que a minha escola luta por essa causa. A Ana foi incrível e compartilhou seu conhecimento sobre o movimento feminista com naturalidade e confiança.
Parabéns pra todas as mulheres corajosas, que lutam a cada dia para um mundo melhor!

Eu preciso do feminismo, porque...Onde histórias criam vida. Descubra agora