Olá amigas (os), hoje nós vamos aprender sobre a delegacia da mulher e entender o porquê precisaram criar uma. Bora lá?
Há 30 anos, São Paulo recebia a primeira Delegacia de Defesa da Mulher do País. A criação da delegacia especial veio após reclamações de mulheres sobre o atendimento prestado em delegacias de polícia comuns, onde geralmente eram ouvidas por homens.
O Secretário de Segurança Pública do estado à época, o atual vice-presidente, Michel Temer, conta que recebeu um grupo de mulheres que criticava a forma como eram tratadas nas delegacias. “Quando iam reclamar de agressão de companheiro ou de violência sexual, recebiam tratamento inadequado, do tipo 'quem sabe a culpa é sua'”, relembra Temer.
A finalidade da delegacia era receber vítimas de violências físicas e sexuais cometidas por desconhecidos, com o intuito de dar um atendimento mais humanizado e acolhedor. A equipe de trabalho, entretanto, foi surpreendida por uma outra demanda: mulheres agredidas pelos próprios companheiros.
A Primeira delegada especial para mulheres, Rosmary Corrêa conta que o equipamento foi a primeira política pública direcionada a vítimas de violência no Brasil. “A ideia era oferecer um espaço diferenciado para a mulher, que seria atendida por outras mulheres, para que ela ficasse mais à vontade para falar a respeito desse assunto”, lembra. Hoje, existem nove delegacias da mulher somente na capital paulista e 130 em todo o estado.
A partir da criação da delegacia, o governo passou a ter ciência e a enxergar a violência sofrida pelas mulheres, tanto agressões físicas quanto discriminações e ofensas. Para atendê-las integralmente, criou-se um setor de assistência social, dentro da própria delegacia, além de um abrigo para mulheres que não podiam voltar para casa por medo de serem mortas pelo marido.
**
Segundo Ana Paula, as medidas de proteção de urgência, estabelecidas na lei, são ferramentas importantes no enfrentamento imediato à violência doméstica. As medidas incluem proteção policial, encaminhamento ao hospital e acompanhamento para a retirada dos pertences pessoais da casa que dividia com o companheiro.“Não precisamos nem discutir se a mulher vai tomar providências depois, se o processo-crime vai continuar, mas é uma medida para já encerrar o ciclo da violência e para a mulher conseguir se libertar da violência”, disse.
**Bom, aqui está um pequeno resumo de o porquê foi preciso criar uma delegacia especializadas nos casos de mulheres. Já existe milhares de delegacias comuns em que os homens possam desfrutar. Nós necessitamos de um tratamento especial pois nessas delegacias fomos tratadas com desprezo e fomos humilhadas pelos "delegados".
Espero que tenham entendido um pouco sobre isso. E caso queiram aprofundar mais neste assunto deixarei o link do site o qual foi retirado o conteúdo acima:
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/delegacia-da-mulher-deu-inicio-ha-30-anos-a-politicas-de-combate-a-violencia
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eu preciso do feminismo, porque...
ChickLitComentários ofensivos não serão tolerados. ¤ Relatos reais. ¤ Publicações de capítulo todos os dias.☆