A década perdida é a época após o colapso da bolha financeira e imobiliária do Japão na economia japonesa.O termo originalmente se referia aos anos de 1991 a 2000, mas recentemente a década de 2001 a 2010 vem sendo incluída, então o período inteiro da década de 1990 até o presente momento é chamado de as duas décadas perdidas. No período de 1995 a 2007, o PIB caiu de $ 5,33 para $ 4,36 trilhões em valores nominais, os salários reais caíram por volta de 5%, enquanto o país experimentou um nível de preços estabilizado.
Embora haja algum debate sobre a extensão e a medida da retração japonesa, o esforço econômico da Década Perdida está bem estabelecido e os formuladores de políticas continuam a lidar com suas consequências.
□ Causas =
O milagre econômico japonês da segunda metade do século XX encerrou-se abruptamente no início da década de 1990.
No final da década de 1980, as anormalidades no sistema econômico japonês alimentaram uma bolha especulativa de grande escala. A relação íntima entre as corporações japonesas e o sistema bancário significava que o crédito era fácil de se obter mesmo quando faltava qualidade ao investimento.
Como o economista Paul Krugman explicou, "os bancos do Japão emprestavam mais, com menos preocupação com a qualidade do devedor. Ao fazer isto, eles ajudaram a inflar a bolha econômica a proporções grotescas."
Tentando desinflar a especulação e manter a inflação sob controle, o Banco do Japão aumentou drasticamente as taxas de empréstimo interbancário no final de 1989. Esta política causou a explosão da bolha e a quebra do mercado de ações japonês.
Os preços das ações e ativos caíram levando os bancos japoneses,que estavam excessivamente alavancados, e as companhias de seguro com os livros cheios de dívidas. As instituições financeiras foram socorridas através de injeções de capital do governo, empréstimo e crédito barato do banco central e a capacidade de adiar o reconhecimento de prejuízos, em última análise, transformando-se em bancos zumbis.
Yalman Onaran da Bloomberg News, escrevendo no Salon.com, afirmou que os bancos zumbis foram uma da razões para o posterior período de longa estagnação. Adicionalmente, Michael Schuman da revista Time observou que esses bancos continuaram a injetar novos fundos em "empresas zumbis" não rentáveis para mantê-las funcionando, argumentando que elas eram muito grandes para falir.
No entanto, a maioria dessas empresas estavam muito endividadas para fazer mais do que sobreviver de fundos de socorro do governo. Schuman acreditava que a economia japonesa não iniciaria sua recuperação até que esta prática terminasse.
Posteriormente, muitas dessas empresas que estavam falindo tornaram-se insustentáveis, e uma onda de consolidação ocorreu, resultando em quatro bancos nacionais no Japão. Muitas firmas japonesas sofreram com pesadas dívidas, tornando-se difícil de obter crédito. Muitos devedores se voltaram ao sarakin (agiotagem). Em 2012, a taxa oficial de juros era de 0,1%, sendo que a taxa permaneceu abaixo de 1% desde 1994.
□ Efeitos =
Apesar da recuperação econômica moderada na década de 2000, o consumo conspícuo da década de 1980, tais como gastos generosos com whiskey e carros , não retornou ao mesmo nível de antes da crise.
Os tempos difíceis da década de 1990 fizeram as pessoas desaprovar a ostentação pública de riqueza, enquanto firmas japonesas como a Toyota e a Sony, que dominavam a indústria na década de 1980, tiveram de combater a forte concorrência de firmas rivais de outros países do Leste Asiático – especialmente da Coreia do Sul.
Muitas empresas japonesas substituíram uma grande de sua força de trabalho por trabalhadores temporários, que tinham pouca segurança trabalhista e menos benefícios. Em 2009, esses empregados não tradicionais correspondiam a mais de um terço da força de trabalho.
Além disso, para a maior parte da força de trabalho japonesa, os salários estagnaram. De seu pico em 1997, os salários reais caíram, desde então, em cerca de 13% um número sem precedentes entre os países desenvolvidos.
A economia do Japão ainda está se recuperando do impacto do crash de 1991 e as posteriores décadas perdidas. Levou 12 anos para o PIB japonês se recuperar ao mesmo nível de 1995, e, durante o período, a economia japonesa encolheu em comparação com França, Alemanha, Canadá e Reino Unido – mesmo quando esses países tiveram décadas fracas.
Como um grande sinal do mal econômico, o Japão também caiu em PIB per capita. Em 1991, o PIB real per capita no Japão era 14% maior do que na Austrália, mas em 2011 o PIB real per capita havia caído para 14% abaixo dos níveis da Austrália.
No espaço de 20 anos, a economia do Japão foi ultrapassada não apenas em Produto Interno Bruto, mas em eficiência do trabalho, embora anteriormente fosse um líder global em ambos.
Em resposta à deflação crônica e ao baixo crescimento, o Japão tentou estimular economicamente e teve um déficit fiscal desde 1991. Esses estímulos econômicos produziram efeitos nebulosos na economia japonesa e contribuíram para o enorme peso da dívida sobre o governo japonês. Expressada como porcentagem do PIB do Japão, o país possuir o maio nível da dívida entre todos os países do mundo, com 240%.
Embora o Japão seja um caso especial, pois a maior parte da dívida pública pertence ao mercado doméstico e ao Banco do Japão, o tamanho da dívida exige grandes pagamentos de juros e é um sinal de preocupação para a saúde financeira do país.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Imperialismo
Random__ Com a Revolução industrial do séc XVIII e XIX . Os principais países do mundo começaram uma corrida por matéria-prima, que acabou resultando no imperialismo desses países sobre outras nações, guerras, revoluções e mudanças no cenário geográfico e...