Primeiro, uma dor que parecia ter sentido durante muito tempo. A angustia de não respirar. Depois vivo, mas vazio, sem razão e oco apesar de vivo. Fazia... Frio, frio é o que sinto. Estou dentro de algo, flutuando na escuridão ao redor. O que eu sou? Porque existo em vez de não existir? Alias por alguma razão não faz sentido que eu esteja vivo. Eu flutuo no frio, balançando braços e pernas como se sempre tivesse feito isso antes, mas o que antes eu fazia? Algo brilha acima de mim, responsável pela luz que me faz ver. Curiosidade. Vontade. Eu me vou para cima, e parte de me mim emerge de onde estava. As pernas continuam a mover-se para manter-me ali. A luz forte ofusca minha visão acostumada com o escuro. Eu olho ao redor e vejo um mundo mais colorido.
Então vi sinal de vida. Uma moça se banhava ali. Era linda, viva e não parecia ser vazia nem fria, sua vida transpirava sentido. Fiquei feliz, ela poderia me ajudar! Mas quando nadei com entusiasmo até ela, para minha incompreensão ela gritou e fugiu da água, correndo para longe.
– Não, não, espere – foram as minhas primeiras palavras, embora eu não soubesse como sabia falá-las. – O que eu sou?
– Você não sabe? – um pássaro pousou em um tronco flutuante e possuía duas vozes distintas. – Aqui duas palavras definem você. Pagão e encantado.
– Quem é você? – perguntei.
– Sou o Carcará, estou aqui cumprindo minha sina.
– Como eu nasci? – perguntei.
– Pagãos nascem uma vez, mas encantados nascem duas e morrem uma.
– Porque ela correu de mim?
– Você é o mistério. Os humanos temem o que não sabem.
Olhei para mim. Para meus braços, para as pernas balançando e todo o corpo.
– Eu não sou humano? Sou bem parecido com ela.
– Por curto tempo você foi, mas não é mais. Não tenho todas as respostas, mas você é uma criatura da água. Da escuridão você veio a luz. Mas agora deve voltar para a escuridão. Busque na sua origem o que te dá sentido. Se não achar nessa lagoa, procure em outras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MAMELUCO, Existência afogada.
Short StoryA história gira em torno de um homem que desperta já adulto, na escuridão de uma lagoa. Sem memorias e incompreendendo a própria situação, ele se sente vazio, oco e insosso, sua busca se justificando na conquista do próprio sabor. "Primeiro...