Ansiedade

1.3K 85 10
                                    


O que é Ansiedade?

   A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. No entanto, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação. Esse, na verdade, é o principal sintoma do Transtorno da ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", de acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

Por que isso acontece?

  Não se sabe ao certo por que algumas pessoas são mais propensas à ansiedade descontrolada do que outras. Alguns dos fatores que podem estar envolvidos nisso são:

* Genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade
* Ambiente, por exemplo passar por algum evento traumático ou estressante.
* Mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia
* Doenças físicas.
* Algumas pessoas são mais propensas a terem distúrbios de ansiedade. Os principais fatores de risco são:
* Eventos traumáticos na infância ou mesmo vida adulta. (O caso da personagem)
* Estresse relacionado a doenças físicas sérias
* Acúmulo de estresse
* Tipo de personalidade, já que algumas pessoas tem uma personalidade naturalmente ansiosa. (O caso da personagem)
* Abuso de substâncias, como álcool, cigarro e drogas ilícitas.

O que causa nas pessoas?

A ansiedade e seus transtornos podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Veja quais são os principais:

Sintomas psicológicos da ansiedade:

* Constante tensão ou nervosismo
* Sensação de que algo ruim vai acontecer
* Problemas de concentração
* Medo constante
* Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
* Preocupação exagerada em comparação com a realidade
* Problemas para dormir
* Irritabilidade
* Agitação dos braços e pernas.

Sintomas físicos da ansiedade:

* Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
* Respiração ofegante ou falta de ar
* Aumento do suor
* Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
* Sensação de fraqueza ou cansaço
* Boca seca
* Mãos e pés frios ou suados
* Náusea
* Tensão muscular
* Dor de barriga ou diarreia.

Ataques de pânico:

Os ataques de pânico são uma reação comum aos transtornos de ansiedade, principalmente na síndrome do pânico. Suas principais características são:

* Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis
* Sensação de morte
* Aumento da respiração
* Aumento da frequência cardíaca
* Tonturas e vertigens
* Problemas gastrointestinais.

Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares.

Qual a diferença entre Ansiedade e Depressão?

Vamos à diferença em cinco pontos:

1 – Uma vez meu terapeuta disse uma coisa bem importante para mim. A dica foi mais ou menos assim: "na ansiedade, você tem medo da morte. Na depressão, em muitos casos, você quer morrer". Essas palavras deram um fim na minha dúvida, pois o meu medo maior era de ter um infarto.
2 – Enquanto o ansioso vive como se estivesse em um prédio tomado pelo fogo – o corpo gera adrenalina e você acha que está em perigo –, o depressivo está com os níveis de energia baixos, falta de vitalidade. Ou seja, falta vontade para fazer algum programa ou conversar, por exemplo.
3 – Com a ansiedade – eu sinto muito isso – temos uma preocupação excessiva com o futuro. Como já falei neste no site, acabamos ficando com medo de algo que pode ocorrer (ou não) daqui a três anos. Ou seja, estamos sempre buscando o futuro. Por outro lado, uma pesquisa norte-americana revelou que as pessoas com depressão associam algo do passado.
4 – Impacto físico é muito comum em alguém com depressão. Rosto abatido, corpo dolorido. Na ansiedade, tirando os momentos após as crises, esse sintoma é mais difícil de observar.
5 – Mudanças de hábitos são comuns em depressivos: perda de peso e vontade de dormir o tempo inteiro. Já na ansiedade não costuma ocorrer isso.

Site: http://panicoterapia.com.br/artigos/5-diferencas-simples-entre-ansiedade-e-depressao/

Primeiramente queria dizer para vocês que Ansiedade é tão importante quanto Depressão!

Resolvi fazer este capitulo/nota porque sei que muitos tem dúvidas sobre o que são esses transtornos e principalmente o porque da personagem ter tal problema. Recentemente, eu tenho acompanhado de perto uma amiga que tem o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e eu não tenho nem palavras para descrever o quão angustiante é e o quão importante é ter alguém apoiar as pessoas que sofrem disso. Diversas vezes presenciei os ataques de ansiedade e crises, eu tento descrever ao máximo porque o transtorno de ansiedade existe, é real e não é besteira! Hoje ela tem consultas com psicólogo, ela tem todo o apoio da família e dos amigos e assim como a Summer (personagem) ela melhora com a ajuda de todos.

Buscando ajuda médica

O ideal é procurar ajuda médica partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida.
Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação à busca do profissional, que pode ser um psicólogo ou um pediatra. Vale dizer que se forem fatores do desenvolvimento da personalidade, traumas, crises a conduta mais adequada é procurar uma psicoterapia. Já se os fatores causais tiverem origem biológica, a chamada "ansiedade biológica", o psiquiatra deve ser procurado.
Sentir ansiedade é normal, mas quando ela passa a ser persistente e fora de seu controle, é bom marcar uma consulta médica com um psiquiatra. Principalmente se há:
* Preocupação excessiva, a ponto de interferir no trabalho, relacionamentos e em outras partes de sua vida
* Sintomas de depressão, de alcoolismo ou dependência química a drogas
* Pensamentos ou comportamentos suicidas.
Preocupações derivadas da ansiedade e seus transtornos não desaparecem por conta própria – pelo contrário, elas só tendem a piorar. Por isso, tratamento e suporte médicos são imprescindíveis. Procurar ajuda médica antes da ansiedade se tornar um problema ainda maior também é crucial para evitar complicações.

Espero que tenha ajudado, não fechem os olhos para as pessoas que têm esses problemas!

Willa James.

Doce SeduçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora