Elaboração e outras coisinhas /@Leh

41 4 0
                                    


Plano de escrita

Existe diversas técnicas e planos para desenvolver um livro. E todas são válidas se o tal jeito que você usa for o mais confortável. Para quem quer dicas de desenvolver uma história, existe diversas etapas do processo. Vou listar algumas que eu gosto de sempre lembrar:

Elaboração:

Antes de qualquer coisa, acho válido lembrar que é super importante anotar as ideias que vão surgindo. Ora! Eu sei que é repetitivo falar, mas é importante. ANOTE! Lembre-se que às vezes você pode estar na rua e uma ideia super porreira estala em sua mente.

"Ah, mas eu tenho uma ótima memória. Sei que vou lembrar quando for passar para o papel."

Bem, quanto a isso tudo bem, mas não espere um desenvolvimento de primor. Por mais que você guarde aquela ideia na mente para desenvolvê-la depois, ela pode não sair do mesmo jeito fascinante que fora pensado na hora.

Voltando ao tema da elaboração... Você escreveu um capitulo com toda a dedicação e acha que está perfeito? Eu indico reler e analisar com olhos bem críticos de novo. Não tenha medo de modificar o que não ficou bom e de cortar palavras, ou até acrescentar novas ideias... Não tenha preguiça de reescrever DEZ vezes se for necessário. Nenhum texto fica excelente na primeira tentativa, e é aí que vem o desenvolvimento. A escrita só pode evoluir se você praticar.

"Ah, mas eu sou perfeccionista, então sou atento na primeira vez que escrevo porque presto atenção em cada letrinha".

Não, ninguém consegue ser perfeito! Até as grandes editoras possuem equipes de revisores que erram na revisão. Sempre passa um erro despercebido e, em muitas vezes, palavras mal colocadas que poderiam ter um efeito maior se tivessem sido escritas de um jeito diferente. O segredo é revisar sempre. As pessoas costumam dizer que ser escritor é profissão de gente preguiçosa. Muito pelo contrário! Só a gente sabe o trabalhão que é desenvolver, revisar, lapidar... E não se limita só por aí. É importante fazer pesquisas sobre o tema que está abordando (sinceramente é a parte mais divertida de escrever um livro para mim), leia bastante outros autores que sejam consagrados, queira sempre melhorar. Conhecimento nunca é demais.

Como dizem por aí: para escrever um bom livro se deve ter a humildade da autocrítica, a coragem de podar trechos inteiros e a infinita paciência de recomeçar, tudo bem?

♣ Aprenda com a crítica:

Todo autor iniciante tem medo de mostrar o seu primeiro trabalho para alguém. Isso é totalmente compreensível, mas se mostrar é extremamente essencial. Aliás, o que são dos livros sem os leitores? Acho que todos já ouviram: "Mostre para um amigo", ou então: "Você precisa de um leitor beta."

Realmente, isso ajuda muito e é o primeiro passo para evoluir antes de você expor a sua história. Mas ei! Seja maduro o suficiente para ouvir elogios, mas as criticas negativas também. Lembre-se que o leitor beta tem sempre razão! Somos sensíveis com aquilo que trabalhamos muito para desenvolver, mas só se cresce quando se aprender a ouvir.

Isso soa bem repetitivo, não é? Muita gente dá essa mesma dica, mas volto a repetir: tente levar em consideração e aja com classe. Muita gente esquece da humildade na hora de receber uma crítica, muitas vezes até perdemos a compostura por ficarmos ofendidos e esquecemos que foi apenas uma crítica construtiva. Se você não está disposto a abrir toda a sua disposição para ouvir, aconselho parar de escrever porque todo livro se alimenta de leitores e a opinião deles também é importante.

♣ Tema:

Nunca, em hipótese alguma, comece escrever um livro sem saber o assunto real que ele vai tratar. Uma história não só tem que ter uma base, como a lição moral da história, dependendo do gênero. Para quem escreve um romance, tenha a ideia de que é muito importante ter um clímax. Não entendeu? Bem, imagine um livro a qual só se aborde o cotidiano de um casal. Pode ser engraçado, divertido, romântico... Mas qual é o real motivo de escrever aquela história? A maioria dos leitores querem ler um livro que os faça sentir que valeu cada página. Um passado sombrio? Um segredo que instiga o leitor a ler cada página com sede de descobrir o que é... Crie um propósito. Ninguém quer ler um livro que só tenha sequência de acontecimentos, por mais bem desenvolvidas que sejam! Para isso temos as novelas, e até elas nos trazem uma mensagem.

Outra coisa importante é escrever sobre coisas que você gosta. Não siga tendências, é um erro. Para elaborar um bom livro você precisa escrever sobre coisas que te transmite paixão e não sobre algo que você "acha" que as pessoas vão ler porque é descolado. Como um leitor vai se apaixonar por sua história se nem você sente paixão enquanto escreve?

E para finalizar...

♣ Inove:

Nunca siga um padrão. Sei que muitas vezes a gente segue o estilo de um determinado autor que admiramos. Mas imagine criar algo completamente original? Isso soa incrível, não é? Não tenha medo de arriscar e tentar algo diferente. Claro que, muitas vezes, o público costuma rejeitar o que não se conhece. Mas ei! Quem conhece Jane Austen? Tão conhecida por sua serenidade, sabedoria e sua típica ironia, ela se tornou um grande ícone da literatura. Assim como F. Scott Fitzgerald, que ousou a fazer uma narrativa contada por um personagem que não era o protagonista. Entendem o que eu quero dizer? Não tenha medo de fazer diferente. A partir do momento em que você manuseia a tecla, o universo que você está criando pertence só a você.

Espero que tenham curtido as dicas e qualquer dúvida pode deixar nos comentários que vou estar para responder qualquer dúvida. Possui alguma experiência relacionada com as dicas que passei? Conte para a gente!

- Leh 

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 22, 2017 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Ateliê de EscritaOnde histórias criam vida. Descubra agora