Oi oi gente como vocês estão? Eu estou bem...
Hoje vim como um salvador (espero eu), falar sobre um assunto muito legal. O que é? O que é?
Que rufem os tambores...
Sim personagens. Quem em sã consciência não gosta de personagens não é mesmo.Nosso livro é um ateliê, mas eu, como uma pessoa diferentona, vou dar uma receita para vocês criarem personagens que possam ser, não só aos seus olhos, mas aos de todos, algo magnífico. (Assim espero, não sou expert no assunto).
1°: Uma pitada de crítica própria.
Sim, a crítica é importante em toda a construção de um bom livro, mas nem por isso posso deixar de mencioná-la.
Um personagem precisa de crítica em todos os seus detalhes, desde o seu "nascimento".
Critique tudo o que faz. Isso está bom? Será que ficou legal? Acho que posso fazer melhor!
Fazendo isso com certeza seus personagens serão ótimos.
2°: 500 gramas de história para cada personagem.
Para quem não entendeu, explicarei melhor. Um personagem não aparece do nada, ele deve ter uma história só sua.
Pense em seu passado, o que aconteceu com ele para ter essa personalidade de agora, na história que quer escrever.
Se você escreve em um computador, faça um arquivo com "PASSADO DOS PERSONAGENS", no caso de escrever em um celular crie uma pasta (se for igual a mim) junto das várias outras do seu livro.
3°: Meia colher de intimidade.
Exemplo: Se quer criar um personagem mal, que seja repulsivo e asqueroso. Se você, o criador, não sentir repulsa do mesmo, quem sentirá?
Aqui também entra a crítica, ela é essencial em todo o processo criativo.
4°: Adicione a gosto.
Personagens coadjuvantes são ótimos para uma história não ser monótona, mas sua criação é tão difícil como a de um personagem principal.
Já me deparei com alguns que não faziam nada, mas tinham uma história. Fazendo-os fundamentais para a trama, mesmo sem fazer parte da mesma.
Caso haja interação com esse personagem, que não seja um diálogo bobo só para mostrar que ele está ali. Explore-o mostre quem ele é, o porquê está ali. Seus seguidores irão adorar isso, e provavelmente vão querer saber mais sobre ele.
Enquanto pesquisava sobre o assunto, uma pergunta me fez refletir muito.
Responda as questões a seguir:
Qual o propósito do personagem na história? Por que esse personagem é essencial para a história?
Pense nessas perguntas, reflita sobre o que seu personagem irá representar.
×××
Meus termos culinários estão escassos, então vamos dar continuidade sem a receita, mas ela continua valendo em.
• Quem já se deparou com aquele personagem ruivo, de olhos azuis e com uma personalidade forte e super independente, mas quando ela ou ele se depara com outro personagem sedutor, larga tudo para poder ficar com ele?
Horrível não é, personagens com esse tipo de atitude não agregam nada na história. Você como criador, deus todo poderoso, pai e mãe, deve impedi-lo. Dê bronca mesmo, eles merecem.
Personagens com traços fortes, mas que fazem coisas que em situações cotidianas não ocorreriam, são na minha opinião crítica, a pior coisa que pode acontecer em um livro.
• Existem pessoas que conseguem criar as características físicas sem nenhum tipo de ajuda, isso é ótimo e aguça a criatividade, mas caso não consiga tenho uma dica muito, muito, mas muito boa.
Use atores ou figuras públicas como personagens. Suas feições já estão feitas e por sinal, alguns são tão maravilhosos. Só nos resta criar seus aspectos psíquicos.
Para dar exemplo de personagens em que atores foram usados, posso citar Entre Astros, da LadyNTargaryen onde ajudei a escolher alguns personagens. Não pense que será fácil, pois não é, demoramos um tempo para decidir quem seria quem e quem se adequava as características.
(Momento Jabá)
Gente se alguém não conhece eu indico tá. Muito bom. E só pra deixar claro, Gêmeos melhor pessoa. Team James...
Pronto nossa receita está pronta, agora o modo de preparo.
Primeiro, junte todos os ingredientes e os misture, deixe em seu forno de idéias por mais ou menos uma semana. Nunca sabemos se uma das idéias sofrerá alguma mudança não é mesmo.
Depois disso seus personagens estarão prontos, lindo, magníficos e encantadores.
Me despeço aqui, muita sorte e que os Deuses, Jedis e Bruxos lhe acompanhem (se no caso você for do lado negro da força, Hades, Darth Vader e Voldemort vão te acompanhar, e que por sinal eu prefiro esse).
Pra quem leu minha resenha, sim esse vai ser meu bordão...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ateliê de Escrita
Non-FictionArtesãos abrimos nosso ateliê para vocês, esperamos que entrem e se divirtam. Um simples pedaço de pano ou um monte de argila pode se tornar a maior obra de arte já vista. Esse novo projeto veio para lapidar essa pedra preciosa que está se escondend...