Dicas para iniciantes/@GorroVermelho

251 31 6
                                    

Rápida apresentação, eu sou a Gorro Vermelho, mas pode me chamar de Gorro nos comentários se tiver alguma dúvida. Eu escrevo desde 2010, mas até 2013 eu estudei e treinei a minha escrita. Li muito sobre (mas não lembro mais onde), coloquei no papel algumas ideias e deixei amigos lerem. Faço parte do Unidos Pelas Entrelinhas há algumas semanas e estou muito feliz em participar desse projeto.

Preparei guia básico e rápido para escritores iniciantes, com algumas dicas que eu sigo até hoje e coisas que aprendi ao longo de seis anos – quase sete – anos de escrita. Se for necessário, farei um capítulo com as dúvidas mais frequentes de vocês, então não se esqueçam de deixar seu comentário.

Primeira dica:

Ler para adquirir conhecimento é muito importante.

É um mito falar que todo leitor é um bom escritor, mas um bom escritor leu muito antes de passar suas ideias para o papel! Aquela história de que ler enriquece vocabulário é super verídica e, além de palavras novas, você aprende um pouco dos artifícios e estilos de escrita.

Pegue seu livro preferido e leia-o analisando a estrutura do enredo, acontecimentos, descrições, personagens e tudo o que você gosta ali. Não é para copiar e sim para se inspirar. Não posso dizer um jeito certo de fazer isso, você vai descobrir quando começar.

Segunda dica:

Comece por aquele gênero que você gosta.

Não faz sentido você comprar um livro de romance sendo que gosta mais de suspense, certo? Com a escrita funciona do mesmo jeito. Olhe para a sua lista de livros prediletos – seriados e filmes também são válidos – e você verá por qual gênero começar.

Eu não estou falando que você não deve escrever sobre algo que não gosta ou não tem domínio, só estou recomendando que você comece pelo mais fácil e simples e guarde esses temas desafiadores para depois. Se você gosta de ação e desenvolver a sua escrita ali, ir para um drama futuramente será mais fácil. Mas lembre-se que, antes de escrever sobre algo que é novo ou desconhecido para você, todo tipo de pesquisa sobre o assunto é essencial. Resumindo, escreva sobre aquilo que você gosta e entende no começo, depois é liberado se desafiar.

Porém se você não quiser começar com um gênero também é super válido! O importante é escrever mais e mais.

Terceira dica:

Criatividade é treino e inspiração pode vir de qualquer lugar a qualquer hora.

Você leu seu livro favorito e definiu um gênero. E agora?
Tudo o que você precisa é criatividade. Quem me dera se vendessem isso no supermercado, seria tão mais fácil. Mas assim como a escrita, a criatividade é desenvolvida com muita prática.

E a inspiração anda de mãos dadas com a bendita da criatividade nas ruas da escrita. Digo por mim mesma, a inspiração pode vir de uma borboleta no meio da cidade ou do barulho do campo, isso depende de como você interpreta os estímulos do ambiente. A partir daí, dá para criar muita coisa – de um poema até uma história!

Exercite a criatividade em você sempre que estiver de bobeira. Ouviu uma música e pensou numa cena? Escutou uma conversa entre desconhecidos e pensou no contexto? Viu um filme maneiro e imaginou outra linha para a história? Imaginou um casal de personagens juntos? Nem tudo o que você vai escrever no começo precisa ser super original, começar com uma fanfic pode ser legal. Qualquer ideia é válida.

Teve a ideia? Ótimo. Anote-a agora, ainda mais se não tiver uma boa memória. E sempre desenvolva a história num rascunho antes de começar a escrever. Eu chamo isso de mapa do enredo e sempre crio isso – no papel ou na minha cabeça – quando começo um projeto novo, assim não me perco ou fico presa em bloqueios sobre o que acontecerá.

Quarta dica:

Seja aberto a críticas e opiniões.

Escreveu o primeiro capítulo da sua história e quer uma opinião? Duas opções: você pode publicar no Wattpad – tem leitor de sobra aqui, com certeza alguém te achará ou você achará alguém – ou você pode pedir a ajuda de um amigo – se não estiver muito confiante com seu texto.

No primeiro caso, certifique-se de escrever corretamente e ter uma capa legal – se não souber fazer uma, há vários livros por aí – para fisgar leitores. Seja gentil com todos, você será recompensado com mais do que leitores. O bom uso do português agrega mais valor ao seu trabalho. E uma capa é uma capa, né? Quem não gosta de ver uma capa bonita que atire a primeira pedra.

Com um amigo, você pode deixar a capa meio de lado, mas o português ainda é necessário. Pegue alguém que você sabe que vai lhe dar uma opinião sincera – sem ofender, claro – e de confiança. Se ele for um bom leitor, melhor ainda! Manda uma mensagem, avisa que está enviando a história por email ou pelo Whatsapp – recomendo um PDF porque ele pode ler em qualquer lugar e é mais fácil para enviar.

Com as críticas e opiniões, tire os seus pontos fortes e fracos, reveja-os e melhore. É recebendo críticas e lidando com elas que se cresce como escritor e pessoa.

E se você acha que está preparado para uma resenha crítica, pode também procurar por livros de resenhistas e deixar seu livro nos comentários – a Unidos Pelas Entrelinhas tem uma equipe ótima!

Últimas dicas:

- Escrever não possui uma fórmula universal, você terá que descobrir a sua;

- Não desanime no primeiro bloqueio criativo, aprenda a superá-los porque muitos outros ainda virão;

- Nenhum autor é bom em tudo, então não desanime se algum texto seu não for tão bom quanto outro;

- Revisar seus textos te deixa mais crítico e te dá a chance de aprender com seus erros, logo tire um tempinho para ler o que escreveu;

- Já que inspiração não tem hora nem lugar, ande com um bloco de notas e caneta para não perder nada – mas como o mundo é tecnológico, anotar no celular é mais conveniente para muitos.

Tentei não me alongar muito e focar nas dicas – não dei muitas instruções de como fazer, mas posso responder isso nos comentários ou num próximo capítulo. Todo mundo já foi um novato no mundo da escrita e se sentiu amedrontado. Respire bem fundo e encontre o seu autor interior. Não desanime se o primeiro rascunho não for bom, todos jogamos muitas folhas e ideias fora antes de conseguir algo.

É o que temos para esse capítulo, espero ter dado alguma dica útil e encorajado um escritor novo! Quaisquer dúvidas deixem nos comentários que eu responderei assim que puder – individualmente ou num capítulo.

O Ateliê será atualizado para você por outros autores do Unidos Pelas Entrelinhas com muitas dicas! Não se esqueça de adicionar esse livro na sua biblioteca para não perder nada.

GorroVermelho

Ateliê de EscritaOnde histórias criam vida. Descubra agora