Comidas típicas da Coreia do Sul

133 3 0
                                    

Olá pessoal, voces já pararam pra pensar em como os coreanos tem uma dieta saudável, e como é muito difícil alguém ser gordo na coreia do sul. Que tal vermos um pouquinho da sua cultura culinária?

INTRODUÇÃO

A Culinária sul-coreana é muito rica e tem uma grande diversidade, desde pratos leves como sopas até doces e bebidas, além de serem saborosas são muito saldáveis e nutritivas. Na Coreia do Sul, eles se importam muito com a saúde e dificilmente utilizam sal em seus pratos. Diferente do Brasil, dificilmente você vai ver um potinho de sal ou açúcar em cima da mesa de um restaurante ou cafeteria.

Agora vamos ara alguns pratos sul coreanos típicos:


Kimchi - É um dos mais conhecidos pratos coreanos. Ele é feito de acelga, repolho, rabanete ou nabo em uma conserva apimentada e é servido com quase todas as refeições coreanas.

O Bibimbap - É uma tigela de arroz misto, que é servido em um pote com pedras quentes. Uma variedade de legumes, proteínas e ovo frito são combinados com pasta de pimenta vermelha e óleo de gergelim. Se quiser provar o melhor Bibimbap da Coreia, pegue um trem até a província de Jeolla (que por acaso, foi onde eu morei!) e se deliciar com essa com esse prato tradicional.

O Bulgogi -É carne cortada em fatias finas marinada em um doce molho à base de soja e grelhada com pimenta, cebola e brotos de feijão. O interessante é que os hambúrgueres servidos nas hamburguerias coreanas são feitos de Bulgogi.

O Jjajjangmyun - É um prato de macarrão chinês de inspiração, mas que coreanos de todas as idades gostam de comer. O saboroso molho é feito com carne picada e feijão preto. Também conhecido por ser o prato mais comido pelos solteiros no Black Day (Dia dos Solteiros).

O Nakji Bokkeum - É polvo com macarrão udon e cebolas fritas em uma pimenta picante molho.

O Doshirak - É um recipiente de lata, tipo uma "lancheira" que você agita para misturar pratos de arroz, ovo, e outras misturas. É muito conhecida por ser uma versão prática do Bibimbap.

O Sulleongtang - É caldo de rabada que vai perfeitamente com kimchi. É feito com rabo de boi estufado, macarrão de vidro, e cebolinha.

Soondae- É um tipo de salsicha de sangue que é comida na Coreia por séculos. O tipo mais comum é feita com macarrão celofane e sangue de porco.

O Ttteokbokki - É uma típica comida de rua. São bolinhos picantes e doces de arroz (parecem nhoque). São deliciosos e é um lanche ótimo pra dividir com os amigos.

O Kimbap - É a versão do sushi japonês da Coreia. É feito de arroz, normalmente recheado com espinafre, rabanete em conserva, bolo de peixe, e omelete cortado. Existem restaurantes especializados, mas também são vendidos em lojas de conveniência.

O Chikin - (frango frito) Frito na hora e temperado com alho e soja ou molhos de pimenta, é também muito famoso pela combinação ChiMaek que é composta por frango frito e cerveja, um dos lanchinhos de happy hour favoritos dos coreanos.

O Bingsu - É uma ótima maneira de vencer o calor do verão. Seria equivalente à um sorvete, mas na verdade, são coberturas variadas como matcha (óleo de castanhas), mochi (doce feito de arroz) e pasta de feijão vermelho dispostos em uma "cama de gelo" de leite raspado.

Doenjang jjigae - É a pasta de soja cozida. Embora seja uma grande refeição por si só, também é comumente servida como o churrasco coreano.

O Gopchang - Consiste de intestinos de vaca ou porco grelhados. A proteína gorda é muitas vezes acompanhada com shots de soju.

Samgyetang -  É uma sopa saudável, aromática, feita com ginseng e alho-poró. O prato favorito do verão (porque pode ser gelado), é servido com um frango inteiro, que é recheado com arroz doce e alho. É tipo a canja para o brasileiro porque também é indicado às pessoas doentes, resfriadas ou para curar ressacas!

Songpyeon - É um deleite tradicional geralmente feito durante o Chuseok, o festival coreano da colheita de outono, equivalente ao dia de ação de graças. Os bolinhos de arroz gelatinosos são recheados com recheios doces e salgados, como pasta de castanha.

Kalgooksu - Se traduz como "macarrão de cortar". O melhor lugar para experimentar essa iguaria é em Myeongdong, uma área em Seul famosa por seu Kalgooksu.

Budae jjigae - Se traduz como "Guisado do Exército". Originou-se depois da Guerra da Coreia, quando os soldados americanos doaram bens enlatados para as pessoas que tinham pouco para comer. A sopa de fusão picante incorpora ingredientes como cachorros-quentes, ramen, e kimchi.

O Keran Pang - É o famoso "pão de ovo". Um alimento popular de rua no inverno. O doce tem sabor de um muffin de milho.

Naengmyun - É um prato de macarrão frio feito com macarrão de trigo, pera e pepino em fatias para adicionar um elemento refrescante e textural para esta refeição de verão.

O Soondubu - É um guisado feito com tofu, caldo de carne picante, e variadas carnes e vegetais. A panela borbulhante frita o ovo rachado no topo.

Bossam -É um prato de ventre de porco cozido no vapor. Tradicionalmente, os coreanos embrulham a carne de porco cortada com folhas de Perilla ou couve chinesa, e o cobrem com kimchi fresco.

Yukgaejang - É uma sopa de carne desfiada picante que vem com cebolinha e macarrão. É também uma cura para ressaca.

Galbi - É a palavra coreana para costela. É comumente grelhado em uma marinada de molho de soja ou mergulhada em sal grosso. Também é extremamente famosa na província de Jolla.

O Japchae - É um prato de macarrão de batata-doce que é feito com vegetais fritos, e é aromatizado com óleo de gergelim e molho de soja.

O Hotteok - É uma sobremesa comumente encontrada em barracas de comida. A massa é frita e preenchida com uma mistura de sementes, mel, canela, e amendoim. Tipo uma panquequinha.

O Galbi jjim - É uma carne de costela lentamente refogada em um molho de soja, óleo de gergelim e molho de alho. Muitas vezes, é preparado para ocasiões especiais como aniversários e festas de casamento.

[Curiosidades]

– É costume dos coreanos começar o Ano novo comendo uma tigela de sopa de bolo de arroz, cordialmente preparada, pois, acredita-se que traz sorte;

– No feriado nacional de Chuseok é costume que as famílias façam o tradicional Songpyeon em formato de lua;

– O elemento mais importante da cerimônia do chá na Coreia consiste em sua simplicidade e naturalidade em apreciar o sabor do chá.

CONCLUSÃO

A culinária sul-coreana não se limita a kimchi e churrasco. A comida coreana é especial, pois está intimamente ligada à cultura e história do país. É também extremamente ligada ao sabor.

Andando pelas ruas de Seul ou até depois da balada no Gangnam, é possível experimentar uma gama diversificada de comidas gostosas na Coreia e abaixo, baseada num artigo do site Business Insider e na minha própria experiência, eu vou citar alguns alimentos deliciosos que você precisa experimentar na Coreia do Sul.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 03, 2017 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

24kOnde histórias criam vida. Descubra agora