Para observar o céu, utilizamos o sistema centáurico de adivinhação. Método prático:
1) Acende-se uma fogueira, ao ar livre;
2) Queima-se nessa fogueira folha de ervas centauricas, pode ser: Erva-cidreira, amor-perfeito ou erva-trindade.
3) Aguarda-se a fumaça originada pela queima dessas ervas. quando a fumaça subir, se olha para o céu através dela, e então será possivel observar os astros claramente.
Também podem ser utilizados telescópios bruxos, localizados no alto da torre de astronomia, para uma visão mais ampla de cada objeto celeste.
Por volta do século XVIII vários astrônomos já haviam observado, entre as estrelas, a presença de corpos extensos e difusos, aos quais denominaram "nebulosas". Hoje sabemos que diferentes tipos de objetos estavam agrupados sob esse termo, a maioria pertencendo à nossa propria Galáxia: nuvens de gás iluminadas por estrelas dentro delas, cascas de gás ejetadas por estrelas em estagio final de evoluçao estelar, aglomerados de estrelas. Mas algumas nebulosas - as nebulosas espirais - eram galáxias individuais, como a nossa Via Láctea.
A analogia (das nebulosas) com o sistema estelar em que vivemos... está em perfeita concordancia com o conceito de que esses objetos elipticos sao simplesmente universos (ilha), em outras palavras, Vias Lacteas... "Essa ideia ficou conhecida como a 'hipotese dos universos-ilha".
Até 1908, cerca de 15000 nebulosas haviam sido catalogadas e descritas. algumas haviam sido corretamente identificadas como aglomerados estelares, e outras como nebulosas gasosas. A maioria, porem, permanecia com natureza sem explicação.
O problema maior era que a distancia a elas não era conhecida, portanto não era possivel saber se elas pertenciam à nossa Galaxia ou não. Somente em 1923 Edwin Powell Hubble (1889-1953) proporcionou a evidencia definitiva para considerar as "nebulosas espirais" como galaxias independentes, ao identificar uma variavel Cefeida na "nebulosa" de Andromeda.
A partir da relaçao conhecida entre o periodo e luminosidade das Cefeidas da nossa Galaxia, e do brilho aparente das Cefeidas de Andromeda, Hubble pode calcular a distancia entre esta e a Via Lactea, obtendo um valor de 2,2 milhoes de anos-luz. Isso situava Andromeda bem alem do limites da nossa Galaxia, que tem 100 mil anos-luz de diametro. Ficou assim provado que Andromeda era um sistema estelar independente.
As galaxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria delas tem formas mais ou menos regulares quando observadas em projeçao contra o ceu, e se enquadram em duas classes gerais: espirais e elipticas. Algumas galaxias nao tem forma definid, e sao chamadas irregulares. Atualmente se sabe que as galaxias nascem nas regioes de maior condensaçao da materia escura. A distribuiçao dests condensacoes é aleatoria. Se ha assimetria na distribuiçao das condensaçoes em uma regiao do espaço, a força de mare produzida pela assimetria gera momentum angular na nuvem, e uma galaxia espiral se forma. Se a distribuiçao local é simetrica, nao havera momentum angular liquido, e uma galaxia eliptica se forma.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Astronomia - Conteúdos para aulas do primeiro ano
RandomNeste livro abordará uma sequencia de aulas que podem ser utilizadas para serem aplicadas em rpg's que envolve a materia de astronomia.