Salmo 19: Revelação especial de Deus

1K 8 0
                                    

Davi diz que "os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos" porém "sem discurso nem palavras, não se ouve a..." voz de Deus. O que o rei está nos querendo dizer? Ele Está nos chamando atenção a revelação natural de Deus. O Senhor se revela a nós através do Seu mundo, através da natureza.

No versículo 6 lemos que ninguém escapa do Sol. Mesmo se você é cego, você pode não vê-lo mas sentirá o seu calor. Embora não tenha voz, as pessoas ainda o experimentam. 

O salmo de hoje fala que os céus estão contando a sua glória. Ou seja, esse é o nosso presente. Todos os dias podemos desfrutar das revelações naturais de Deus. E há duas maneiras de percebemos suas revelações. 

 Apreciação

A primeira maneira é apreciar a obra de Deus que nos cerca todos os dias. A natureza, o céu, os rios, os pássaros, as flores, tudo que há provém de sua criatividade. Mesmo se há a mão do homem, lembre-se que nós fomos feitos a semelhança do Pai. Temos dons limitados e por isso somos inspirados constantemente em sua criatividade divina.

Quando vou viajar, gosto de sentar diante do mar. Fico observando sua imensidão e tentando ver o seu fim. Me sinto pequena e impotente. Isso me faz me achegar mais perto de Deus. E ainda diante do mar me pergunto como que há ainda pessoas que vendo toda essa beleza não acreditam que há um designer responsável por toda essa variedade que a natureza possui. Que há um designer da vida! Quando percebemos coisas assim e pausamos para pensar nelas estamos experimentando uma revelação natural.

Olhe ao seu redor. Você recebeu alguma revelação hoje? Olhe atentamente tudo que lhe cerca e aprecie cada detalhe.

Observação

Quando analisamos uma série de quadros de um pintor, logo percebemos seus traços. Se colocarem um quadro de outro pintor no meio desta série, logo reconheceremos que tal quadro não pertence ao pintor.

A mesma coisa acontece quando estudamos a Palavra de Deus. Ao entender as Escrituras passamos a aprender como Deus é.

A Palavra do Senhor nos reaviva, nos refresca e nos encoraja! E assim como nada está escondido do Sol na revelação natural de Deus, a Palavra de Deus nos ilumina e revela o mal.

João 7:17 diz que não podemos conhecer o ensinamento de Deus se não estamos empenhados em fazer a vontade dele. Cristo desafiou os fariseus por não obedecerem à lei. Aprender a Palavra não é um exercício acadêmico. É uma questão de coração.

Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. (Salmo 19:12)

Davi aqui pede para que O Senhor revele quais são as coisas que para o rei não são pecaminosas mas que na verdade são. E também podemos colocar aqui pecados cometidos em secreto. O que Davi poderia ter feito sem ninguém vê?

Spurgeon em um dos seus sermões nos dá 4 características a cerca dos pecados secretos:

1. Quem peca no secreto acredita que Deus não os vê. 

2. Quem peca no secreto é um ateu prático l: age como se Deus não existisse.

3. Um homem que diz "Eu sou mau e não me importo" tem mais paz do que aquele que peca no secreto.

4. O grande perigo de pecar no secreto é que quando é descoberto já está como uma bola de neve fora de controle. Engana-se quem pensa que pode esconder seus pecados para sempre. 

"Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti." (Salmo 19:13 )

"Estou acima das leis de Deus. Elas não se aplicam a mim. Não me importo com o que a Bíblia diz. Nada acontecerá comigo." Não conseguimos dizer essas frases em voz alta mas nossaa ações dizem isso em alto e bom som.

Resultado

Quando Davi aprecia a beleza da criação e entende a revelação especial de Deus, que é a manifestação do seu amor, sua graça e poder através da natureza, o rei dá a seguinte resposta:

Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!Salmo 19:14

Para aplicarmos em nossa vida (dicas importantes):

1. Aprecie a natureza adorando e louvando a Deus por ser tão maravilhoso para criar algo tão lindo para nós.

2. A Palavra de Deus revela nossas fraquezas e a glória de Deus. Nossa resposta deve ser um pedido para que Deus nos limpe de todo o pecado e assim podermos adorarmos em espírito e em verdade. 

Minha Vida com SalmosOnde histórias criam vida. Descubra agora