Salmo 25: Me perdoe e me transforme, Deus

236 5 0
                                    

Eu já perdi a conta de quantas vezes eu já escrevi e reescrevi este devocional. Estou passando por um momento não muito agradável e este salmo traduziu perfeitamente o que estou sentindo neste momento. E ainda me trouxe respostas de Deus para a minha vida. Bom... acho que encontrei o motivo que faz este devocional ser difícil para mim.

Antes de continuar lendo este devocional, peço que leia o Salmo 25. Deixe o Espírito Santo falar com você e abrir a sua mente e o seu coração.

Da mesma forma que Deus falou comigo através deste devocional, tenho certeza que o Senhor falará com você também. Costumo dizer que se não fosse os sofrimentos de Davi, hoje não teríamos os salmos. Temos muito que aprender como os nossos sofrimentos e são nestes momentos que, querendo ou não, estamos mais próximos de Deus.

Quero te fazer uma pergunta: você já orou a Deus sobre um assunto e no meio da oração pensou ser indigno de pedir algo e começou a pedir perdão? Tenho certeza que sim. Aconteceu o mesmo com o rei Davi e podemos ver isto no capítulo de hoje. 

Do versículo 1 ao 3, Davi começa o salmo pedindo proteção e ajuda para vencer em uma guerra. Porém, nos versículos seguintes Davi começa a fazer uma oração pessoal, pedindo para que Deus o ensine a como ter uma vida de acordo com o Seu querer.  Também pede para que Deus esqueça os pecados anteriores (talvez referindo ao que aconteceu com Bate-Seba). Lembra da justiça de Deus em abençoar aqueles que fazem o bem e novamente implora ao Senhor:

"Ó SENHOR Deus, cumpre a tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos!" (v.11)

Sabe, eu me identifiquei com este salmo porque antigamente minhas orações eram como um self service, só pedia e não agradecia por nada. Hoje, investindo no meu relacionamento com Deus, vejo que sou muito falha e pecadora. E por isso várias vezes penso que não sou merecedora de tal benção.

Talvez Davi estava com medo de Deus não o ajudar e proteger devido aos seus pecados. Você já sentiu isso? Pedimos a Deus algo mas ficamos com receio Dele não nos ouvir devido aos nossos pensamentos e atitudes que não O agradam. 

Mas este salmo nos mostra algo interessante. O salmo 25 nos apresenta novamente o arrependimento. Davi se arrepende de tudo que fez e por isso pede duas coisas: que o Senhor o perdoe e que Ele o ensine a como viver segundo à vontade de Deus. Nem sempre pedimos as duas coisas. Gostamos de pedir para que Deus esqueça tudo. Mas decidir mudar de atitude? Nem sempre queremos.

O próximo passo após o arrependimento é a mudança de mente e de ações, que é feita por meio do Espírito Santo em nós. Deus perdoa o coração arrependido e lhe dá uma nova chance para sermos diferentes e não cometermos o mesmo erro.

"Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com Ele o caminho que devem seguir. Eles sempre terão sucesso, e a Terra Prometida será dos seus filhos. O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles." (v. 12-14)

Nosso Deus é justo e por isso Ele não gosta que brinquem com Ele. Isso pode ser pesado de se ouvir mas Deus é o nosso Pai e por isso quando necessário Ele nos repreende sim! Repreende porque nos ama! Repreende para que aprendamos com o nosso erro afim de nos tornamos pessoas melhores!

Após Davi pedir perdão a Deus, ele encerra o salmo intercedendo novamente pela guerra que Israel estava prestes a entrar. 

Não fique com medo de ser sincero(a) com o Senhor. Ele te ouve e te ama, independente do que você fez ou pensou. O Senhor quer nos perdoar mas para isso precisamos nos arrepender e deixar o Espírito Santo mudar o nosso interior. Fique na paz e até o próximo salmo. 

-----------

Como eu disse, esse salmo foi como um bálsamo na minha vida. Foi na sua também? Comente aqui a sua experiência! Compartilhe conosco!

Minha Vida com SalmosOnde histórias criam vida. Descubra agora