Comédia espírita é coisa séria

3 0 0
                                    

Engana-se quem pensa que a mensagem espírita deve ser encenada apenas através do drama; a comédia possui igual valor.

Como fazer uma comédia espírita? Simples. Da mesma forma que se faz qualquer outra peça espírita: com bom senso.

No curso da história, os humoristas sempre se destacaram por seu engajamento, ainda que sutil, nas causas sociais. Através do humor são apontados os problemas sociais, o descaso das autoridades, os motivos das mazelas da população e suas soluções.

Através do humor no Teatro Espírita pode-se apontar absurdos vistos no movimento espírita (como práticas mediúnicas ilógicas, dirigentes intransigentes e autoritários, médiuns e trabalhadores irresponsáveis, etc.) e mesmo problemas de âmbito pessoal e social (alcoolismo, dependência química, conflitos familiares, etc.) de uma forma leve, amena e divertida, sem agredir a quem quer que assista. Pode-se muito bem fazer este tipo de humor desde que, implícito no contexto, a direção correta seja apontada.

Pode-se, ainda, fazer um humor sadio, que traga alegria aos corações; é preciso que os artistas espíritas se conscientizem de que fazendo rir de forma inteligente, e não apelativa, estão contribuindo para a elevação moral dos indivíduos, bem ao contrário do tipo de humor mais em moda atualmente, repleto de frases de duplo sentido, que instigam à sensualidade desequilibrada, sem o menor espírito crítico em seu conteúdo (com raras exceções).

Deve-se lembrar que a alegria é elemento importantíssimo na vida do ser humano; e por que não levar a alegria para dentro das casas espíritas em momentos e formas próprias a cada tipo de atividade? Afinal, no dizer de Leopoldo Machado, as casas espíritas não devem ser semelhantes a "câmaras mortuárias" e é o próprio Leopoldo que completa: "Muita alegria, que esta coisa de tristeza e casmurrice não é de quem segue Aquele que pregava: 'Alegrai-vos, que é chegado o Reino dos Céus!'" (Citado por Clóvis Ramos).

O humor espírita é aquele humor saudável, que ensina divertindo e diverte ensinando, fazendo com que o espírito caminhe sorrindo e alegre na estrada infinita da evolução.

Em defesa de um Teatro EspíritaWhere stories live. Discover now