Conclusão

2 0 0
                                    

Antes de apresentar nossa argumentação final cabem aqui dois pedidos em forma de lembretes:

I. Espíritas, prestigiem as peças espíritas, compareçam ao teatro sempre que for possível, incentivem os grupos nas casas espíritas, dêem apoio a toda iniciativa que vise divulgar a Doutrina de maneira séria.

II. Atores Espíritas, estudem, aprimorem-se, qualifiquem sua arte; façam-se notar, assumam este compromisso, corram o risco, permitam se entregar àquilo em que acreditam.

Espero que não tenha sido cansativo, para o leitor, o caminho até estas derradeiras linhas. Obrigado por sua atenção e paciência.

Não se tem a pretensão de fechar o assunto que foi objeto deste trabalho; lidar com qualquer tema ligado à arte é extremamente complicado, pois não é possível abranger o tema de maneira absoluta, e muitas vezes tem-se de lidar com a frustração de não poder encontrar respostas que fechem a questão.

No decorrer deste trabalho, diversas perguntas foram levantadas; ao encontrar as respostas é possível que várias outras tenham surgido. Felizmente!

Como já foi dito, este é um trabalho sobre teatro, a mais completa de todas as artes, e, por isso mesmo, não se pode fechar o assunto apenas iniciá-lo.

Acreditamos, no entanto, ter deixado clara nossa posição, de que vemos o Teatro como a forma mais eficaz de transmitir e divulgar os ensinamentos Espíritas ao público que se encontra além das fronteiras do movimento espírita. Graças à própria natureza do teatro e a maneira como ele pode se apresentar, o TEATRO ESPÍRITA tem a capacidade de não deixar que ninguém fique alheio à sua existência.

Pode-se dizer que o objetivo maior de nosso trabalho foi: fazer pensar melhor sobre o Teatro Espírita, criar condições para que cada leitor faça seus próprios questionamentos e pesquisas sobre o assunto, podendo chegar às suas próprias conclusões.

Glaucio V. Cardoso

http://glauciocardoso.blogspot.com

http://cialemarte.blogspot.com 

Em defesa de um Teatro EspíritaWhere stories live. Discover now