Léo #21
Olá. Como está? Deu tempo de sentir a minha falta? Antes de você mentir ao falar que não e negar que teve sonhos molhados comigo, eu gostaria de fazer um pouco de revolta justa.
No caminho em direção ao que saiu da fenda, eu me peguei pensando: porque as pessoas insistem em continuações? Na boa. Esse recado é para os escritores, diretores e produtores. Vocês precisam começar a planejar as suas obras para iniciar e terminar em apenas um livro! Ou apenas um filme!
Acompanhe o meu raciocínio, se os produtores parassem de nos forçar a engolir continuações fajutas e apostassem em obras inéditas, teríamos muito mais histórias legais a serem aproveitadas, mas não, precisam ir lá e mexer no que está bom.
Eles dizem que é uma questão de mais espaço para desenvolver o personagem e colocá-lo em situações que apenas em um único volume não caberiam. Balela! Isso não passa de uma estratégia comercial para arrancar mais grana dos espectadores.
"Mas por que parar o que está bom?", eu entendo que algumas obras da ficção são tão boas, e com personagens tão cativantes, que simplesmente não queremos nos despedir. Mas saber dizer adeus é preciso. Você precisa romper o vínculo com algo que você gosta enquanto a ligação ainda é saudável, caso contrário, a admiração que você carrega se transformará em desgaste e alguém sairá magoado. Serve para pessoas também.
Ainda não está depositando fé? Vamos pelo histórico. Nem tudo é regra e é claro que existem boas sequências, mas para cada continuação decente que você encontrar, eu citarei duas ruins em resposta. Vamos lá.
Livros:
Você diz Em Chamas.
Eu digo Depois de Você e Entre o Agora e o Sempre. Esses dois não precisavam de forma alguma de um segundo. Sim, eu li esses livros. Problema?
Filmes:
Você diz Tropa de Elite 2.
Eu digo Psicose 2 e A Volta do Todo Poderoso. Eu até gosto do Steve Carrel, mas o filme com o Jim Carrey é insuperável.
Séries de TV:
Aqui falaremos de uma classe de conteúdos que são exclusivamente pensados para continuações e ainda assim os caras conseguem cagar.
Você diz Prison Break, que teve uma ótima segunda temporada, e eu respondo com a mesma Prison Break que depois da segunda só desandou. Como segunda resposta, eu digo Sob a Redoma. Essa nem deveria ter existido.
Menção honrosa: Lost e Dexter (que final foi aquele?)
Podemos ficar nisso até amanhã se você quiser...
A situação piora quando o criador decide largar ou relaxar com a sua obra. Não devia ser permitido que um autor escrevesse uma série, conseguisse uma legião de fãs e, de repente, deixasse esses fãs na mão. Sem uma conclusão para a sua obra. A sua cria.
Eles dizem que precisam viver. Esperar por ideias. Que não adianta forçar a criação de algo antes do tempo requerido, sem um planejamento e blá blá blá. Mais uma vez, balela! Eles só querem é gastar o dinheiro obtido com a obra, dinheiro dos fãs, esses ficarão apenas chupando dedo.
A vida é em segundo plano. Terminar o que começou é, e deve ser, o mais importante.
Agora chegaremos na pior parte. Na escória dos que se dizem criadores de conteúdo. São aqueles que fazem uma história nascer, trabalham em todo o desenvolvimento com foco em abertura de novas subtramas, trazem uma grande reviravolta antes da conclusão e... no fim de tudo... eles decidem encerrar com um gancho terrível, despretensioso e frustrante. Daqueles que você larga o livro, leva as mãos à cabeça e diz em voz alta "eu não acredito que terminou assim".