É comum ver o clima de competição sendo exalado em cada publicação feita nos grupos de divulgação do Wattpad, o que é inevitável quando se considera que é um ambiente onde o foco, muito além da simples divulgação de suas obras, é o reconhecimento pelo seu trabalho. E esse reconhecimento vem em forma de número de leituras e votos na plataforma.
Não é raro ver pedidos de troca de leitura, bem como grupos formados com o intuito único de criar listas que façam com que autores de gêneros diversos recebam números adicionados à sua obra para alcançar o tão sonhado espaço no ranking.
Toda forma de ajuda é válida, assim como toda forma de divulgação e tentativa de alcançar um público maior para a história que muitas vezes demanda noites em claro em sua construção. É bonito de ver tantos autores desconhecidos tendo um espaço para crescer e mostrar ao mundo o seu trabalho. Mas há sempre partes negativas em qualquer interação.
E o lado negativo da plataforma vem com a intensa competição por espaço, que acarreta para muitos a falta de empatia e solidariedade para com os outros autores da plataforma, ignorando a divulgação de outras obras, por muitas vezes desmerecendo o trabalho de autores que poderiam se tornar parte importante na sua busca por leitores. E não esqueçamos da eterna acusação da formação de "panelinhas" quando é visto um grupo de autores de supera o egoísmo e passam a trabalhar em equipe para atrair o público para si.
Em certos momentos, parece que é esquecido que quem está do outro lado é um autor assim como você, que muito provavelmente passa pelas mesmas etapas de criação e divulgação, uma pessoa acima de tudo.
E foi como uma brisa de ar fresco que o grupo criado pela Camylla (@Calendula7) surgiu. O Passos Literários apareceu, trazendo aos seus membros um ambiente em que essa competição desenfreada não é incentivada, onde números não são o objetivo final e sim o desenvolvimento do autor e de sua obra enquanto parte da grande vertente artística pouco valorizada que é a literatura nacional.
As atividades do grupo incentivam a interação entre os membros e o exercício de sua escrita. Porque mais importante do que um livro com grandes números atrelados a si deveria ser um livro com uma escrita de qualidade. E isso requer prática. O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro - a tão famosa frase de Tim Notke não teria se popularizado se não houvesse verdades por trás de suas palavras.
O "Contos de Sexta-Feira" (que podem ser encontrados na lista de leitura do perfil do Passos) é um exemplo disso. Toda semana os membros do grupo votam em temas e na sexta-feira um conto é entregue, instigando o autor a exercitar sua criatividade e capacidade de escrever sobre temas que não necessariamente domina com maestria.
Li uma vez em uma postagem em um dos grupos do Wattpad no Facebook um rapaz aconselhar uma menina que perguntava sobre como se sentir segura em relação à sua escrita, e ele dizia para que jamais pedisse ajuda a outro autor. Em sua explicação, ele disse que isso somente serviria para que ouvisse críticas caso seu texto estivesse ruim ou despertar inveja caso o texto fosse bom. E eu quase concordei com ele.
Mas foram incontáveis as vezes nessas poucas semanas que faço parte do grupo em que recorri aos outros membros pedindo conselhos ou sugestões, tirando dúvidas sobre regras gramaticais ou recomendações de categorias e forma de construção textual.
Vi autores comemorando as conquistas de seus colegas, oferecendo e pedindo ajuda na hora de escrever uma história, indicando livros que não os seus próprios porque achava que a outra pessoa se interessaria pela história. Nas palavras da própria criadora do grupo, o Passos ainda está engatinhando, e o objetivo do grupo é que os autores caminhem juntos. E eu concordo, e afirmo que é impossível crescer sozinho. A interação saudável e o suporte de outras pessoas com o mesmo objetivo que você é fundamental para o crescimento daqueles que querem fazer da literatura a sua vida.
É com expectativa que vejo o Passos Literários como uma exceção à grande regra, e espero que projetos e iniciativas como essa possam se tornar mais comuns entre os grupos de autores, e que esses possam confiar em seus colegas para, juntos, crescerem e oferecerem aos seus leitores - nossos leitores - um conteúdo rico e de qualidade.
Texto: Victoria Gomes (VictoriaGomesP)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Revista MPC
Non-FictionA Revista MPC é um periódico inteiramente dedicado à literatura. Com foco em autores do Wattpad, a publicação traz resenhas, entrevistas, matérias, notícias, concursos e tudo aquilo que faz leitores e escritores vibrarem. Nosso trabalho não é uma si...