Como vão todos!
Nesses dias atrás, trocando umas ideias com minha A-leeh, falávamos justamente sobre o sonho de um dia nós tornarmos escritores famosos.
Quem escreve e tem uma imaginação fértil como a minha, já se viu lançando um bestseller em seus sonhos de olhos bem abertos, tendo um reconhecimento mundial pelo seu trabalho, quem sabe até sua obra prima se transformando num sucesso do cinema...
Sonhar é o máximo e é de graça, então, de pirraça, o faça! 😀
Bom, mas será que para se tornar um escritor renomado é tudo uma questão de sorte ou depende exclusivamente do talento do cidadão?
Sinceramente, acredito que seja uma fusão das duas coisas: sorte para escrever o trabalho certo na hora certa e competência aliada a talento para que quando a hora certa chegar, seu trabalho ter a qualidade e profundidade esperada.
Contudo, dizem que existem outros caminhos para se alcançar o estrelato como escritor.
Em conversas com a escritora Luize Valente (http://www.luizevalente.com), autora de romances históricos como o excelente "Uma Praça em Antuérpia", ela me deu um conselho simples para buscar esse sonho, o qual compartilho para nossa discussão.
Essa dica se resume em escrever seu melhor livro e guardá-lo a sete chaves, depois de revisar tudo da melhor forma possível, até pagando pela revisão se puder.
Se for possível tenha beta-leitores bem críticos que lhe ajudem a formatar um trabalho único.
Após isso aguarde sair os melhores concursos nacionais de livros inéditos e participe com seu trabalho, enviando cópias impressas.
Se você ganhar um concurso muito bom e de renome, eles vão editar seu livro, vão fazer toda a propaganda no contexto nacional e da noite para o dia você pode deixar o anonimato.
Penso eu que a lógica desta ideia se baseia que o concurso, para ser considerado dos melhores, tem que apostar todas as fichas no vencedor e fazer dele um tremendo sucesso, assim o concurso fica mais famoso e prestigiado também.
Mas e se eu participar e não ganhar?
Ora, é só continuar produzindo seus melhores trabalhos e participando de outros bons concursos, até vencer um ou pegar uma colocação muito boa.
Lógico que essa é somente uma ideia para ser estuda, explorada e discutida, afinal, você conhece alguém que já ficou mundialmente famoso usando esta fórmula?
Bom, tem o fantástico Patrick Rothfuss (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Patrick_Rothfuss), escritor do livro "O Nome do Vento" e de sua continuação, chamado "O Temor do Sábio".
Veja na minha estante, na fileira de baixo dos meus livros do Stephen King:
Se você ler a biografia do Patrick, vai ver que ele, enquanto lecionava inglês, escreveu um livro maravilhoso, depois enviou para várias editoras que regeitaram seu material e após participar de um concurso americano famoso, acabou vencendo, conseguindo prestígio e finalmente vendendo seu trabalho para uma editora de respeito.
É claro que ele tinha talento e teve sorte, participou do concurso na hora certa e acertou na receita do sucesso.
Outra discussão existente e isso nos leva ao nosso formidável Wattpad, é que as editoras procuram autores que já são reconhecidos pelo público através dos seus trabalhos, contendo centenas de fãs, fazendo com que a editora aposte somente em possíveis sucessos de vendagem ao assinar seus contratos.
Se seguir nesta linha o anonimato dos seus melhores trabalhos é a última coisa que se deve ter, é bem ao contrário, tem que expor ao máximo o seu potencial, manter blog personalizado atualizado, grupos pessoais em tudo quanto é comunidade online, enfim, aqui vale a regra de que a propaganda é a alma do negócio.
Mas e você, conhece outros autores famosos que chegaram ao estrelato de forma inusitada?
Conhece outras fórmulas para ser um escritor bem sucedido?
Compartilha com a gente, essa é a ideia.
ABS.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Compartilhando Ideias
RandomEstá bloqueado na hora de fazer um enredo para um livro ou um conto, ou ainda dar continuidade para o mesmo, entre aqui no livro Compartilhando Ideias para buscar uma luz, quem sabe eu posso lhe ajudar... Ah, está querendo uma ideia nova para escrev...